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As quatro principais tendências para o e-commerce

em Manchete Principal
segunda-feira, 04 de março de 2024

Com expectativa de continuidade na queda da inflação neste ano, projetada pelo mercado financeiro em 3,81% ao final do ano, os brasileiros vêm retomando o seu poder de compra.

No e-commerce, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a estimativa é um faturamento de R$ 205,11 bilhões, gerados por 90 milhões de compradores, com ticket médio de R$ 490,00. Em 2023, o faturamento foi de R$ 185,7 bilhões e o ticket médio R$ 470,00. Dado o potencial do mercado, as lojas digitais devem estar atentas às demandas dos consumidores, oferecendo uma experiência de compra cada vez mais qualificada.

Pensando nisso, Ralf Germer, CEO e Cofundador da PagBrasil, empresa de tecnologia especializada em pagamentos digitais, listou quatro tendências que podem inspirar os comerciantes e impulsionar as suas vendas. Confira:

  1. – Atendimento humanizado – Pode parecer estranho sugerir que, com tanta tecnologia em “robôs”, o atendimento humanizado ainda seja visto como uma tendência. Mas, quantas vezes você, enquanto consumidor, já teve dificuldades em resolver um problema com alguma empresa e se deparou com um atendimento automatizado, ficando desapontado na maior parte das vezes?

Diante de uma situação delicada, ter com quem conversar nos tranquiliza e aumenta a nossa confiança na marca. De acordo com um estudo divulgado pela E-commerce Brasil, 60% dos clientes procuram a concorrência após uma única experiência ruim no atendimento.

Isso não quer dizer que você precise eliminar o atendimento automatizado, mas é válido considerar que parte dos clientes podem se tornar detratores do seu negócio se tiverem uma experiência insatisfatória. Portanto, é necessário dar uma atenção especial às formas de contato disponibilizadas na sua loja digital.

Imagem: metamorworks_CANVA
  1. – Experiência de pagamentos fluida e checkout transparente – Oferecer uma jornada de pagamento fluida, rápida e segura ao consumidor é muito importante para a taxa de conversão em seu site. A pesquisa Global Insights, realizada pela Serasa Experian com mais de 6 mil consumidores de 20 países, incluindo o Brasil, mostrou que 4 em cada 5 entrevistados dizem que uma experiência online positiva faz com que admirem ainda mais a marca.

Nesta jornada, cada campo de preenchimento a mais aumenta as chances de o cliente desistir da compra. Por isso, atente-se para a usabilidade da página de pagamentos do seu site e ofereça uma experiência de checkout transparente, funcionalidade que mantém o consumidor no site da loja na hora de finalizar a compra, sem redirecioná-lo para outra página.

Isso traz impacto significativo para a experiência do cliente, que se sentirá mais seguro e tranquilo para inserir seus dados.

  1. – Diversidade de métodos de pagamento – Com o alcance da internet, as lojas de e-commerce devem considerar que seus clientes podem ter preferências bastante distintas – não somente nos tipos de produtos e serviços buscados como também na forma de pagar por eles.

E pouco adianta oferecer uma experiência agradável durante boa parte da jornada de compra se, na hora de finalizar o carrinho, o consumidor não tiver à disposição o seu método de pagamento preferido. O Pix, por exemplo, vem batendo seus próprios recordes. Conforme o Banco Central, em 2023 ele foi responsável por 42 bilhões de transações e 17 trilhões de reais (3,4 trilhões de dólares) em pagamentos físicos e digitais, um aumento de 57% em relação a 2022.

“Hoje, o uso do Pix para pagamento de contas está atrás apenas do cartão de crédito – que vem perdendo tração. E essa tecnologia brasileira de pagamento instantâneo deve ganhar mais força, uma vez que, para 2024, já está marcado o lançamento do Pix Automático, que vai facilitar pagamentos recorrentes.

Para além do cartão de crédito e do Pix, o pagamento por boleto e mesmo por dinheiro, ainda são expressivos no Brasil. Ao contratar uma empresa parceira para processar os seus pagamentos, opte por aquela que ofereça a maior variedade de métodos possível”, orienta Ralf Germer, CEO e Cofundador da PagBrasil.

  1. – Clubes de assinatura – Há algum tempo, “assinaturas” significavam, basicamente, “serviços de streaming”. Mas, nos últimos anos, os modelos baseados em assinatura ganharam força em vários setores. No Brasil, a relevância deste mercado ainda é pequena quando comparado ao mercado norte-americano: 1 bilhão de reais contra 50 bilhões movimentados anualmente.

Um dos fatores que sustentam essa discrepância é a falta de soluções sofisticadas e adaptadas para o mercado brasileiro. Isso pode significar uma oportunidade para o seu negócio que, com uma boa ideia – aliada a uma tecnologia adequada – , tende a se destacar.
Para o lojista, dentre as principais vantagens de contar com um clube de assinatura para seus produtos ou serviços, estão:

Imagem: cnythzl_CANVA

recorrência nas vendas (você lucra com a venda para um mesmo cliente não apenas uma vez, mas com frequência definida), previsibilidade de receita (ao contar com faturamento a partir do clube de assinatura, você tem mais clareza do quanto o seu negócio deve faturar nos próximos meses) e diminuição do custo com o cliente (imagine que você pagou para trazê-lo ao seu site a partir de uma campanha de marketing: a ação deu certo e o cliente não apenas comprou um produto, como realizou uma assinatura para recebê-lo com recorrência).

Para o cliente, por sua vez, as principais motivações para entrar em um clube de assinatura são o acesso a produtos exclusivos e a comodidade, conforme aponta a pesquisa realizada pela PagBrasil em 2023. O estudo mostrou que 6 a cada 10 assinantes gastam cerca de R$ 225 por mês com produtos ou serviços recorrentes.“Além das recorrências mais comuns, como de cafés, vinhos, cosméticos, maquiagens e outros bens de consumo, já existem assinaturas de ovos, de manutenção de motos e de restaurantes.

Os brasileiros são muito criativos e os clubes de assinaturas permitem que os lojistas criem um negócio novo, sem um grande investimento e com uma rentabilidade superior. É um ciclo bastante positivo: aumenta a rentabilidade e acelera o crescimento da empresa”, finaliza Germer. – Fonte e outras informações: (https://www.pagbrasil.com/pt-br/).