Cada vez mais, percebe-se como diplomas e formações acadêmicas não são suficientes para garantir uma posição de destaque. Para tanto, criar uma rede de contatos é essencial na missão de alcançar novas possibilidades.
Com o crescimento do mundo dos negócios e a competitividade, possuir um bom currículo e conhecimento avançado são o mínimo necessário para conseguir uma colocação. Entretanto, mesmo com a chegada da modernização para facilitar as tarefas, as relações ainda são entre indivíduos e a tecnologia é apenas um meio.
Dessa forma, um leque de novas chances se abre e cada sujeito alimenta suas próprias projeções para o futuro. Assim, destacam-se aqueles cuja ambição é crescer e contribuir para a evolução de terceiros, atuando coletivamente.
. Afinal, o que é Networking? – O termo, de origem inglesa, nasceu da junção de duas palavras: “net”, rede e “work”, trabalho, com o acréscimo do sufixo ing, para o presente contínuo. Na tradução para o português, é uma forma de conexão com indivíduos dispostos a ajudá-lo a conquistar suas metas.
Segundo uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% dos processos seletivos são preenchidos por meio de indicações. Por isso, é significativo pensar nessas ligações mesmo antes do estágio. Por esse motivo, é relevante criar vínculos corporativos desde a formação acadêmica.
Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer personalidades agregadoras, assim como eventos sociais, esportivos e culturais. A troca de informações sobre os desafios, experiências e objetivos é um dos maiores benefícios. Isso se deve ao fato de permitir-lhe ganhar novos conhecimentos baseados na experiência de terceiros.
De acordo com a professora, gestora de carreira e neurocientista Andrea Deis, existem algumas dicas para ajudar no momento de expandir a sua rede de contatos. É significativo começar a gerar elos inteligentes pelas redes sociais, como o Linkedin, por exemplo.
Afinal, é largamente utilizada por profissionais, desde estagiários até mesmo gestores de grandes empresas; e, assim como em outros apps, o contato virtual descomplica bastante a aproximação, tanto para quem mora em outros estados como para os mais tímidos.
Para ela, tudo começa por sonhos, como por exemplo: “se você deseja trabalhar em uma determinada empresa, é prudente buscar e solicitar a conexão para alguns funcionários”. Caso funcione, agradeça-os e se coloque à disposição.
Cultivando contatos genuínos, seu meio de comunicação pode ser ampliado, inclusive de forma espontânea, conforme você e seus trabalhos causarem boas impressões. Com um pouco de prática, seu capital social se torna cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar laços sólidos.
De toda forma, uma sólida cadeia de relacionamentos ajuda em múltiplos aspectos:
- Para sua carreira:
- Viabilização de crescimento;
- Maior acesso a vagas;
- Aumenta as possibilidades de conhecer pessoas de interesse;
- Expansão dos conhecimentos e aprimoramento ;
- Suporte para esclarecer dúvidas;
- Maior destaque junto a colegas de sua área e de outras;
- Visibilidade junto a lideranças atuantes em recrutamento;
- Facilita a construção de uma boa reputação no mercado.
- Para os seus negócios:
- Eleva a visibilidade de empresas e marcas;
- Dá acesso a perspectivas de empreendimentos, parcerias e clientes;
- Simplifica o recrutamento alinhado à missão e valores da empresa;
- Aproxima o investidor de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do estabelecimento;
- Aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento;
- Mantém o administrador bem informado sobre seu mercado de atuação.
- Fonte e mais informações: (https://www.linkedin.com/in/andreadeis/@andreadeis).