251 views 6 mins

5 momentos ideais para uma franquia buscar consultoria

em Manchete Principal
segunda-feira, 25 de setembro de 2023

O apoio de uma consultoria permite que uma empresa consiga expandir o sucesso de forma mais assertiva. Especialista explica quando gestores devem procurar suporte nos variados segmentos do empreendedorismo

A fase de expansão de uma franquia, muitas vezes, é quando o gestor entende que a empresa está pronta para replicar sua fórmula de sucesso em novos mercados e regiões. Mas, nem sempre esse contexto indica êxito para novas unidades, pois diferentes mercados demandam diferentes estratégias. Então, quando e como uma consultoria pode ajudar uma rede em expansão a se ajustar aos diversos fatores?

Antes de entrar na fase de expansão, especialistas recomendam que a franquia tenha seu modelo de negócios sólido e bem-sucedido com o público. Dentro desses requisitos, há pontos importantes envolvendo o desenvolvimento de processos operacionais, a identificação de um mercado-alvo claro e a construção de uma marca reconhecível que o gestor deve levar em conta.

Imagem: juststock_CANVA

“O primeiro passo é analisar qual é o mercado que se está entrando. O empreendedor precisa entender sobre os novos destinos que pretende ocupar, aumentando o alcance da sua marca e do seu produto. Esse também é um bom momento para procurar consultoria de um mentor com experiência em expansão”, explica Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR.

Eduardo Santinoni, que também é diretor adjunto de expansão da ABF, indica cinco momentos em que o apoio de um profissional experiente é importante para ajudar uma rede de franquia a gerenciar oportunidades e desafios no caminho de desenvolvimento da empresa.

1 – Início
No início da jornada de uma rede de franquia, a consultoria pode ser procurada como suporte na fase de modelagem. Isso envolve a criação de um plano de negócios, o desenvolvimento de manuais operacionais detalhados e a definição de padrões de qualidade em todas as unidades. O apoio especializado pode fornecer insights valiosos e evitar armadilhas comuns, garantindo que a estrutura da franquia esteja preparada desde o início.

2 – Planejamento de crescimento
Nesta fase, o consultor pode ajudar a definir estratégias avaliando a possibilidade viabilidade de expandir em novos territórios com base em dados. De acordo com os números de mercado local, ele pode fornecer orientações sobre como crescer, para onde crescer e quantas unidades são mais indicadas para cada local.

3 – Expansão
A busca por novos franqueados é um dos principais desafios na expansão de uma rede de franquias. O consultor especializado pode ser acionado para ajudar na geração de leads, aprimorar os processos de vendas e desenvolver estratégias para atrair e recrutar os franqueados ideais. Contar com profissionais experientes na seleção de candidatos qualificados pode fazer a diferença, garantindo que a rede cresça de forma sustentável.

Imagem: Funtap_CANVA

4 – Gerenciamento da rede
À medida que a rede de franquia se expande, o gerenciamento se torna mais complexo. A consultoria nesta fase envolve o desenvolvimento de melhores práticas para prestar suporte aos franqueados, oferecer treinamento de alta qualidade e profissionalizar todos os aspectos do processo. A criação de uma universidade corporativa pode ser uma estratégia eficaz para garantir que todos os franqueados tenham acesso às ferramentas e conhecimentos necessários para obter sucesso.

5 – Alinhamento
Manter todos os aspectos da rede de franquia alinhados é fundamental para o retorno em longo prazo. Aqui o suporte atua como um meio de ligação, garantindo que todos os elementos, desde a estratégia de expansão até o suporte contínuo aos franqueados, estejam alinhados com os objetivos da empresa. Isso inclui a atualização constante das práticas para se adaptar às mudanças do mercado e manter a competitividade.

De acordo com o especialista, o sucesso da rede depende de manter esses aspectos alinhados. Isso inclui manter um relacionamento próximo com os franqueados, garantindo que eles estejam atualizados com as práticas da empresa. Além disso, é importante manter a cultura do feedback e suporte personalizado, permitindo que os franqueados contribuam para a melhoria da franquia.

Eduardo Santinoni é administrador e contador, com MBA em franquias pela FIA e cinco anos de atuação na PwC (PriceWaterhouCoopers). Atua há mais de 10 anos desenvolvendo e aprimorando empresas franqueadoras, franqueadas e pessoas envolvidas no ecossistema. Foi franqueado de sete redes. Está presente nos principais eventos mundiais de franquia e varejo. É sócio fundador da Y Consultoria e diretor adjunto de expansão da ABF (Associação Brasileira de Franchising).