224 views 7 mins

10 coisas que você não sabe sobre Telefonia em Nuvem

em Manchete Principal
quinta-feira, 15 de julho de 2021

Leandro Campos (*)

Você sabe o que é telefonia em nuvem? O cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que usa integralmente a estrutura já existente da Internet, sem custos adicionais de equipamentos para quem utiliza. Desse modo, reduz os custos e amplia o acesso por meio da rede mundial de computadores, tornando-se uma grande aliada das empresas.

São esses motivos que fazem com que a utilização da telefonia em nuvem esteja cada vez mais em alta. De acordo com um levantamento realizado pela Gartner, empresa líder em pesquisa e consultoria, a expectativa é de que, até 2022, 60% das organizações utilizarão a oferta de serviços gerenciados de telefonia em nuvem. A telefonia VoIP é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet.

Imagem: CANVA

Como utiliza a Internet já instalada na empresa, não necessita de nenhuma outra estrutura, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos. A telefonia em nuvem traz milhares de possibilidades para as empresas. É mais fácil de instalar, mais barata, mais eficiente e possibilita integrar diversos recursos que irão só melhorar o desempenho da sua empresa.

De olho nessas tendências, aqui estão 10 coisas que você não sabe sobre telefonia em nuvem e que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre a tecnologia e as vantagens que ela traz para sua empresa.

  1. Redução de custos – O sistema de VoIP é muito mais econômico que linhas telefônicas tradicionais. Ao utilizar a Internet, não são cobrados valores por chamadas de longa distância ou taxas, de acordo com horário de utilização. Custos adicionais com gravações de ligações ou comunicação entre filiais também não existem. Por isso, dependendo dos comparativos e do perfil de cada empresa, é possível atingir até 70% de economia;
  2. Mobilidade – É possível acessar o sistema de telefonia na nuvem por meio de qualquer dispositivo com internet. Isso facilita no trabalho em home office, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa, uma vez que o número adquirido permanece o mesmo após a transição;
  3. Integração – É possível conectar a telefonia em nuvem aos sistemas já utilizados pela empresa, como o CRM, bancos de dados e HelpDesk. A integração vai além, pois as filiais ao redor do mundo também podem acessar o mesmo sistema na nuvem. Desse modo, é facilitado o compartilhamento de informações e há a redução do tempo com tarefas repetitivas, como encaminhar vários e-mails;
  4. Flexibilidade – Conforme os negócios crescem, a utilização da telefonia também. Por causa disso, o volume de chamadas pode aumentar, sendo necessário a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento. O VoIP consegue acomodar facilmente todas essas mudanças, sem necessidade de implementar estruturas novas na sua empresa. Além disso, assim como você pode aumentar, é possível também reduzir sua utilização;
  5. Nada de Burocracia – Talvez um dos maiores problemas enfrentados por uma empresa que deseja contratar um plano de telefonia é ter que lidar com toda a burocracia envolvida nos processos de contratação, mudanças de plano e até mesmo, cancelamentos. Portanto, saiba que uma das vantagens da telefonia em nuvem é a facilidade de contratar, migrar de planos e até mesmo cancelar os serviços VoIP;
  6. Mais liberdade – Conforme você já viu, por meio da telefonia em nuvem é possível adquirir vantagens nem sempre conquistadas através da telefonia convencional. Uma dessas vantagens é a liberdade de fazer testes sem compromisso ou migrar de planos a qualquer momento;
  7. Personalizável – Muitas vezes, ao contratar uma telefonia, somos obrigados a pagar por algo que nem mesmo utilizamos, certo? Com a telefonia em nuvem isso não acontece. Você pode personalizar o seu plano de acordo com as necessidades da empresa e só paga por aquilo que realmente usa;
  8. Fácil instalação – A instalação e utilização de um serviço nunca foi tão fácil. Afinal qualquer empresa conta com acesso à internet. Portanto, basta entrar em contato com uma operadora ou plataforma VoIP e decidir qual será o plano mais adequado ao seu negócio. A empresa VoIP terá total responsabilidade por disponibilizar o serviço para a utilização da telefonia em nuvem;
  9. Simples utilização – Além de ser de fácil instalação, podemos citar como vantagens da telefonia em nuvem, seus meios de utilização que são simples e práticos. Além disso, são adaptáveis e podem ser mudados a qualquer momento. Você pode escolher fazer e receber ligações através do celular, computador, telefone convencional ou telefone IP;
  10. Segurança – Com a telefonia em nuvem, sua empresa tem acesso a informações úteis que garantem a segurança. Você pode ter acesso a todo o histórico de chamadas recebidas e realizadas, além de ter a gravação de todas as ligações do seu negócio.
Imagem: CANVA

Fonte e outras informações: (www.nvoip.com.br).