O natal é uma das épocas mais esperadas e importantes para o comércio, isso por conta do aumento no consumo. Um estudo realizado pela Salesforce, prevê uma mudança nas prioridades dos consumidores, devido à pandemia, as vendas online durante a época de natal crescerão 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
As encomendas online, com entregas em loja, deverão fazer disparar o faturamento em 90%, quando comparado com o Natal de 2019. Esse hábito pelo consumo online aumentou e devem seguir com as compras de final de ano. Com isso, é importante que as lojas virtuais pratiquem certas ações e revisões em seus sites para aumentar a conversão de vendas. A partir disso, a KingHost, empresa de soluções digitais, preparou algumas práticas que vão melhorar o desempenho de vendas para sua marca.
“Um dos pontos importantes para vender mais neste Natal é ter bem definida suas estratégias de marketing, alinhadas ao contexto no qual estamos este ano. Entender bem qual público você quer focar, quais ofertas têm funcionado melhor no seu site, quais palavras-chave utilizar para as pesquisas que os potenciais clientes estão fazendo na hora de buscar o presente de Natal na Internet. Dessa forma, aumentamos as chances de converter usuários em clientes”, explica Lívia Lampert, gerente de marketing e produto da KingHost.
Sabemos o quanto é importante para sua loja estar presente no digital, mas isso também inclui o uso das redes sociais para engajar seus clientes. Além de usar mídias como Instagram e Facebook para divulgar seu produto, você pode usar esses canais para engajar seguidores. Para isso, crie enquetes, monte listas de desejos de diferentes produtos, faça vídeos mais detalhados de seus produtos e apresente as novidades para o público.
Vale também incluir o link direto para a página do produto, assim, o acesso fica mais fácil. Tudo isso possibilita que o cliente conheça um pouco mais do que você oferece e aumente o interesse dele pela compra. “Outro quesito fundamental para seu e-commerce é ter um site responsivo, ou seja, quando acessado em smartphones ele se adapte e permita que a navegação ocorra sem problemas. Com grande parte da população com acesso a internet móvel, sua loja tem que ter acesso em qualquer hora e em qualquer lugar”, completa Lívia.
Com tantas vendas, outro ponto importante é conferir seu estoque e acompanhar os produtos listados no site. Acompanhando os relatórios de vendas da sua empresa você já deve ter uma boa noção de quais produtos não podem faltar no período de natal e garantir que ele esteja disponível para seu cliente.
“Com tantas lojas virtuais no mercado, é preciso garantir que seu cliente confie na sua loja para realizar a compra, por isso, é indispensável apresentar o certificado SSL do seu site, aquele cadeado que aparece na barra do endereço da página que você está visitando. Com ele, você oferece todas as medidas de segurança possíveis para seu cliente realizar as compras’, conta a gerente de marketing e produto da KingHost.
Apesar das redes sociais, o email marketing é ainda um excelente meio de comunicação, envie conteúdos relevantes, lançamentos e melhores ofertas. “Para aumentar ainda mais seu alcance, planeje um cronograma com sequências de envio de e-mails durante todo mês de dezembro. Além disso, mantenha o contato com os clientes no pós-venda, é importante construir essa relação para garantir uma boa experiência durante todo o processo de compra”, conclui Lívia.
Para facilitar e melhorar a experiência do usuário por meio do e-mail marketing, o direcione diretamente para a página de uma oferta específica ou de um produto citado no e-mail, e evite encaminhar para a página inicial, isso dificulta na procura pelo produto. Fonte e mais informações: (https://king.host/).