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Quatro dicas essenciais para começar a empreender

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segunda-feira, 04 de novembro de 2024

Iniciar um negócio é um desafio imenso, ainda mais em um mercado onde a competitividade e a exigência do consumidor crescem a cada dia. Empreendedores que estão iniciando no mercado, frequentemente enfrentam obstáculos que vão desde a falta de conhecimento em gestão até a necessidade de criar um diferencial sólido para o seu negócio.

Pensando em potencializar os negócios dos que estão começando nessa empreitada, as sócias-fundadoras da Palco Inteligência de Negócio Juliana Saboia e Mariana Rosa, com mais de 20 anos de experiência no mercado e área acadêmica, compartilham e explicam sobre quatro pilares essenciais para quem quer construir um negócio saudável e escalável.

  1. Encontre seu diferencial competitivo – No mercado saturado de hoje, ter um diferencial é o que separa um negócio bem-sucedido de um que não vai se tornar rentável. Quando decidir lançar um negócio, pergunte-se: o que minha empresa oferece de único? Para Juliana, o segredo para um empreendimento de sucesso, está em encontrar uma abordagem exclusiva que os concorrentes ainda não exploraram.

“Direcionar para um segmento ou uma dor que ainda não foi atendida por empresas do mesmo segmento, assim como criar autoridade para uma forma ainda não vista no mercado, é uma maneira de encontrar um diferencial para se destacar em seu nicho, apresentando uma proposta única para atrair clientes e se fortalecer perante os demais”, explica.

  1. Invista em conhecimento e planejamento estratégico – Para muitos pequenos empreendedores, o entusiasmo inicial pode ser sufocado pela falta de conhecimento em gestão e planejamento. Esse é um erro que as fundadoras da Palco sempre buscaram evitar, oferecendo consultoria para ajudar outros empreendedores a entenderem seu mercado de forma estratégica.

“Muitos começam a empreender por gostar e serem bons no que fazem, mas sem o conhecimento em gestão. Com isso, a parte do dia a dia, de gerenciamento, fica comprometida, o que leva a falta de planejamento para manter ou crescer o negócio”, conta Mariana.

Ter um entendimento profundo do próprio setor e saber aplicá-lo nas decisões de negócio é o que proporciona uma base sólida para o crescimento sustentável. Investir em capacitação ou buscar orientação estratégica é essencial para encarar desafios de mercado.

  1. Pratique a persistência e mantenha um controle financeiro rigoroso – Se há uma verdade universal no mundo dos negócios, é que a perseverança e o controle financeiro são os pilares de um negócio duradouro. Muitas empresas fecham nos primeiros anos por não terem planejamento financeiro adequado e por falta de persistência.

Mariana aconselha novos empreendedores a praticarem o controle financeiro e a persistência, revelando que, no início, a Palco reinvestia todo o lucro no próprio crescimento. “Nós nunca precisamos colocar dinheiro próprio no negócio, nos primeiros anos, tudo o que era ganho era reinvestido na Palco, esta prática permitiu que a empresa se estruturasse e crescesse sem recorrer a empréstimos ou endividamentos e é uma experiência que repassamos para as empresas que prestamos consultoria”, ressalta.

  1. Construa uma rede de apoio e contatos estratégicos – Nenhum empreendedor prospera sozinho. Construir uma rede de contatos sólida pode abrir portas e ajudar a superar os desafios diários que surgem ao longo da jornada empreendedora. Para as especialistas, é fundamental ter pessoas ao redor que entendam o mercado e ofereçam apoio estratégico e emocional.

“Muitos iniciam e não conseguem escalar por falta de conhecimento em gestão e por não terem uma rede de contatos que apoie e dê suporte para os passos necessários”, afirma Juliana. Uma rede bem construída fornece suporte, além de facilitar a criação de parcerias e até oportunidades de negócios. Essa rede, de amigos, mentores e clientes, pode fazer toda a diferença na sua jornada empreendedora. – Fonte e outras informações: (https://palcointeligencia.com.br/).