O grande desafio de muitas marcas é conseguir gerar uma experiência tão encantadora aos seus clientes para que isso se torne sua melhor propaganda. Porém, vale lembrar que cliente satisfeito é diferente do que um cliente encantado. O satisfeito gosta do produto e acha o serviço “ok”, já o encantado é aquele que está tão feliz, que se torna leal a marca, a defende e se esforça para continuar comprando porque na realidade o que ele adquiriu foi uma ótima experiência.
Segundo McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, 70% da experiência de compra de um cliente se baseia na forma com que ele é tratado, onde algumas vezes o produto em si e seu preço acabam ficando em segundo plano. Ou seja, para que seu negócio tenha sucesso, é necessário que as marcas coloquem seu cliente como centro do negócio e ofereça de fato uma experiência encantadora ao seu consumidor.
Para ajudar nesse cenário, Gisele Paula, CEO do Instituto Cliente Feliz, empresa que aplica soluções e metodologias para melhorar a experiência de marcas com seus clientes, listou abaixo cinco dicas de como as companhias podem ganhar mais competitividade, investindo de forma correta em ações focadas na experiência de seus clientes.
- Valorize o tempo do cliente – Mesmo que o consumidor esteja cada vez mais conectado, o tempo dele é muito precioso e é desta maneira que precisa ser encarada pelas marcas. Isso porque, em determinados momentos da sua jornada, ele não quer gastar os minutos que tem para ligar na empresa para ser atendido ou resolver algo. Por isso, é fundamental que se crie ações para que seja reduzido o esforço do cliente e o tempo que ele gasta para falar com sua marca.
- Confie mais no seu cliente – Atualmente, confiar em uma pessoa tem se tornado um dos principais desafios e no mundo do negócio não é diferente. Isso é essencial para garantir um estreitamento na relação marca, consumidor e do serviço/produto que você oferece. Entenda que quase 100% dos clientes são honestos, se você fixar na pequena parcela que não é, você só irá atrair esse tipo de público que irá querer alguma coisa a mais ou agir de má fé.
- Tenha um atendimento humanizado – Não se esqueça que do outro lado do “balcão” tem uma pessoa com sentimentos e que passou a valorizar mais habilidades como cordialidade, empatia e respeito assim como você. Diversos estudos comprovam que marcas humanizadas criam mais engajamento e conexão com seus clientes. Então, deixe de ser tão formal na hora de falar com seus consumidores.
- Entregue 100% o que prometeu – Aumentar o nível de entrega ao cliente é a melhor forma de superar suas expectativas. Por este motivo, é fundamental que nesta matemática você garanta que tudo que foi prometido a ele seja realmente entregue como ele espera.
- Deixe o cliente participar – É comprovado que os clientes se sentem valorizados quando são ouvidos. Deixem que eles participem da operação, peça feedbacks e o faça sentir que é, realmente, uma peça importante para seu negócio e que sua intenção é ouvir sua opinião para melhorar algo ou oferecer algo mais. – Fonte e outras informações: (www.institutoclientefeliz.com.br).