200 views 6 mins

Marketing para a saúde: como atrair e fidelizar mais clientes em 2024?

em Mais
terça-feira, 09 de janeiro de 2024

Pedro Leonel (*)

Você faz todos os seus exames de saúde periodicamente, ou apenas os procuram quando estão com alguma dor ou sintoma preocupante? Com rotinas corridas e agitadas, é difícil que muitos mantenham esse acompanhamento em dia e acabem se descuidando deste aspecto – o que exige das instituições do setor um olhar mais atento sobre este aspecto.

Muito além de questões financeiras, investir no marketing para a área da saúde é uma estratégia fundamental para relembrar seus pacientes das consultas a serem feitas, medicações a serem tomadas, conscientizando sobre importância de manterem essa investigação no tempo devido e, com isso, não só criar uma imagem positiva sobre sua marca, como também fortalecer um relacionamento mais humano entre as partes, atraindo e retendo cada vez mais pessoas.

A verdade sobre esta realidade no país, até hoje, é preocupante. Dados do IBGE constataram que mais de 70% dos brasileiros não procuram médicos para realizar exames preventivos de rotina, além de 55% que ignoram os sintomas antes de procurar a orientação destes profissionais. Mesmo diante de campanhas de saúde mensais contra doenças severas e a importância de realizarem essas avaliações, essa tamanha resistência ainda é fortemente vista na população, o que pode gerar danos graves para sua qualidade de vida.

Existem diversas maneiras de reverter este cenário, as quais devem focar, indiscutivelmente, em estratégias pautadas em assegurar um contato recorrente com os pacientes com base em seu histórico de atendimento. É dever das clínicas e demais instituições de saúde criar um fluxo conversacional antecipadamente com seus usuários, não apenas reforçando a importância de manterem seus exames em dia, como sempre os relembrando de seu vencimento para que possam agendá-los previamente.

Esta busca proativa por parte das empresas do setor ainda é um tema trivial de ser observado no mercado, onde muitas ainda demonstram uma postura mais reativa sobre este tema. Por isso, aquelas que já compreenderem essa importância e adotarem um comportamento mais ativo neste contato irão adquirir uma imagem muito mais positiva no mercado, assim como elevar as chances de atraírem e reterem cada vez mais pacientes graças à essa demonstração de cuidado com suas saúdes.

Com as informações dos pacientes reunidas nos sistemas internos, é possível verificar o histórico de cada um no que diz respeito a tratamentos realizados, doenças existentes ou qualquer outro problema de saúde diagnosticado que precise de uma maior atenção. Assim, a comunicação adotada deve ser a mais empática e humanizada possível, relembrando-o destes exames precisos e, até mesmo, já dispondo de opções de agendamento.

Mesmo aqueles que não apresentem qualquer sintoma preocupante, a mesma rotina de lembrete precisa ser assegurada, entrando em contato antecipadamente informando da importância de agendarem seus exames de rotina como precaução para qualquer problema de saúde que possa afetá-los. Existem muitos canais robustos e completos para que haja esse fluxo conversacional com êxito – desde os de texto como SMS, RCS, WhatsApp ou e-mail, até os mecanismos de voz, os quais costumam ser mais aceitos entre o público mais sênior.

A escolha do meio dependerá de uma análise sobre o perfil de seus pacientes e, acima de tudo, o mesmo estudo de histórico de comunicação, identificando por quais lugares sua marca já se comunicou com a pessoa e em qual deles houve uma maior preferência e satisfação. Lidar com possíveis problemas de saúde é um assunto extremamente delicado de ser tratado.

Por isso, muito além de possibilitar uma relação entre médico e paciente, uma boa estratégia de marketing cria um laço mais humanizado entre diferentes CPFs, desde que a instituição não peque na excessividade ou em um tom de cobrança nas mensagens. Com este olhar mais atencioso sobre o marketing na saúde, podemos ter cada vez mais pacientes em dia com seus exames e conscientes sobre esse monitoramento frequente.

Uma atitude mais proativa e preocupada com o próximo que, com certeza, dará maior credibilidade à instituição e destaque para seu crescimento no ramo.

(*) – É Customer Success Manager na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.