De acordo com a pesquisa elaborada pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, 76% dos microempreendedores e autônomos estão com boas expectativas para seus negócios em 2023. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário online, com 3.121 microempreendedores e autônomos, distribuídos em todas as regiões do País, na primeira semana de dezembro de 2022.
“Com essa pesquisa, pudemos identificar a expectativa dos microempreendedores e profissionais autônomos brasileiros para 2023. Nosso objetivo foi o de compreender os diferentes setores e cenários e oferecer, com mais precisão, o suporte necessário para cada um dos nossos clientes”, diz Lilian Parola, economista e líder da área de Mercados Capitais para a América Latina da SumUp.
Tendencialmente, os microempreendedores da Região Norte são os mais otimistas, com 81% deles esperançosos. Por outro lado, as regiões Sul e Sudeste são as que têm o menor percentual de entrevistados otimistas: 74%. Agora em relação ao ramo de atividade, a pesquisa apontou o maior otimismo no setor de alimentação. Desses empreendedores, 80% esperam por bons negócios em 2023.
Em seguida, aparecem os setores de cosméticos e roupas e acessórios, ambos com 79% de positividade. O menor otimismo foi identificado entre médicos, dentistas e psicólogos: neste setor, 62% das pessoas têm boas expectativas para o ano. Quando questionados sobre a razão principal do otimismo, a maior parte dos entrevistados (42%) aponta que aguarda uma melhora na economia. O otimismo causado pela crença na melhora da economia é maior no Nordeste (47%) e menor na região Centro-Oeste (33%).
Ao analisar os ramos de atuação dos entrevistados, a pesquisa identificou que os microempreendedores que trabalham como taxistas ou entregadores são os mais positivos por causa da economia (54%). O único setor que não relaciona o pensamento positivo principalmente à economia é o de eletrodomésticos, celulares e itens de informática: neste segmento, a maioria dos microempreendedores (39%) atribuem as boas expectativas ao sentimento de que seus negócios estarão em melhores condições em 2023.
Do total dos entrevistados, 20% se mantêm neutros sobre 2023 e, apenas, 4% estão pessimistas. Dentre esses 4%, a grande maioria, 66%, afirmaram que seu posicionamento está atrelado ao acreditar na piora da economia. Em sinergia com esse otimismo apontado pela grande parte dos entrevistados, quase 40% dos microempreendedores pretendem investir no on-line e em redes sociais em 2023, enquanto 1 em cada 3 pensa em expandir ou reformar o espaço físico do seu negócio.
O estudo identificou que 62% dos microempreendedores entrevistados consideraram que 2022 foi ótimo ou bom para suas vendas. Apenas 9% afirmaram que o ano foi ruim ou péssimo. “O ano foi desafiador para os microempreendedores e autônomos. O Índice SumUp do Empreendedor (ISM), que mede a atividade econômica desse grupo, caiu 19,90% em outubro em comparação ao mesmo período de 2021.
Contudo, o otimismo se mantém em alta, pois a grande parte deles considera novas possibilidades de negócios e prevê potencializar suas vendas em 2023”, explica Lilian.
A região com mais empreendedores felizes em 2022 é a Norte, onde 71% afirmaram que o ano foi ótimo ou bom para suas vendas.
O setor com o ano mais positivo foi o de alimentação, com 70% dos empreendedores considerando as vendas como ótimas ou boas. Em seguida, com 67%, vêm os taxistas, motoboys e entregadores, acompanhadas de perto pelo segmento de eletrodomésticos, celulares e informática, com 64%. Confira a pesquisa: (https://drive.google.com/file/d/
1aYrbDN289kDZYHCyEDFQvx0sc3JIQ9s5/view?usp=sharing). Outras informações: (https://www.sumup.com/).