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E-commerce B2B: presença online é fundamental para vender mais

em Mais
quarta-feira, 06 de abril de 2022

As indústrias e os distribuidores são protagonistas em um mercado que cresce potencialmente no Brasil: o B2B. Isso porque esses dois modelos de negócios precisam da tecnologia para vender mais e reduzir os custos. Alimentos, bebidas, autopeças, cosméticos, eletro, telecomunicações, informática, materiais de construção, moda, móveis, saúde, farma, têxtil e decoração são segmentos que devem atentar para esse modelo nos próximos anos.

Indústria e distribuidores que já perceberam essa importância, estão mais maduros e em uma escala mais avançada no processo de transformação digital. No entanto, para aqueles que ainda não ingressaram neste potencial mercado, há diversas formas de começar, como explica o CEO da F1 Commerce, Eduardo Oliveira.

“É fundamental que as empresas entendam que se não estiverem online, muito dificilmente sobreviverão. No caso da indústria, por exemplo, a presença digital amplia as vendas e aumenta a capilaridade comercial, seja de qual for o setor, desde que tenha uma plataforma robusta e intuitiva”, explica.

Para iniciar uma operação, antes de mais nada, é necessário mapear o físico antes de ir para o online e, claro, definir processos. Existe também a necessidade de fazer uma refinada para entender o que pode dar mais certo para o seu caso. Apenas depois de definir a sua área de atuação, é que será possível acertar os passos seguintes como o planejamento, conhecimentos dos clientes e concorrentes, estratégias de marketing, etc.

Além disso, é necessário atender cada perfil de cliente de forma específica e customizada de acordo com suas políticas comerciais, incluindo todos os centros de distribuição e seus revendedores ou representantes comerciais, facilitando a gestão e evitando o conflito de canais. Para distribuidores, a presença online provê velocidade e agilidade sem perder a flexibilidade necessária nas negociações com seus clientes.

“Esse ecossistema digital deve incluir e integrar todos os produtos, além de ter um poderoso catálogo digital, customizável na medida de cada necessidade. Em outras palavras, significa parametrizar a plataforma de acordo com suas políticas e estratégia comercial”, acrescenta. Entre os modelos mais promissores estão vender nos marketplaces (ou se tornar um), o clube de assinaturas e o próprio canal de e-commerce.

“O primeiro passo é encontrar um parceiro tecnológico que tenha integração com os principais marketplaces do mercado. Estamos falando de nomes como Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, entre muitos outros. Na prática, você integra seu catálogo de produtos com os principais Marketplaces do mercado usando o tráfego e diversos outros recursos e benefícios, como novas ferramentas para ampliar o faturamento”, diz.

Outro modelo que está muito em voga é o das assinaturas. “É possível criar seu clube de assinaturas e vender seus produtos de forma recorrente, com gestão unificada completa e integrada com uma plataforma específica e especializada nisso. Durante esse processo, fidelizar clientes e aumentar o faturamento são consequências de uma projeção mais assertiva, tanto de vendas, como da receita futura”, acrescenta Oliveira.

Esses são apenas alguns formatos possíveis para entrar no mercado e fortalecer a presença da sua marca. “É importante compreender o seu produto, o público que deseja esse produto e quais as dores que você precisa resolver para fidelizá-lo”, conclui. – Fonte e outras informações: (https://www.f1commerce.com/).