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Conquistar o cliente de gastronomia começa antes mesmo do consumo

em Mais
segunda-feira, 07 de novembro de 2022

Oferecer uma experiência de consumo ao cliente, que o conquiste à primeira vista, e o fidelize ao final do serviço, deve ser o objetivo dos empreendedores e empresários da área da gastronomia que desejam se destacar diante da vasta concorrência. É o que explica Amanda Sabadell, especialista de Marketing da VA Gestão de Negócios.

“O cliente da área da gastronomia será atraído pelos olhos, ou seja, pela imagem que ele vir em propagandas, nas redes sociais ou que criará em sua imaginação ao ouvir a descrição de um prato ou produto. Mas ele só sairá satisfeito e recomendará o restaurante, a confeitaria, o buffet para seus amigos se ele tiver uma experiência correspondente ao que lhe foi prometido”, explica a especialista.

“Garantir que o cliente tenha a melhor experiência de consumo deve ser a missão do negócio de gastronomia”, enfatiza. Os momentos vividos durante o consumo, seja ele em uma loja física ou delivery, é o que definirá se o cliente retornará. Por isso, é muito importante ter uma estratégia de marketing bem estruturada, do pré ao pós-venda, além de uma equipe treinada para entregar o que o marketing prometeu.

A primeira impressão que o consumidor de gastronomia terá da marca é o que o fará decidir por entrar em um restaurante, pedir uma comida no aplicativo ou comprar um produto. A imagem apresentada nas mídias sociais, no menu, na fachada da loja, nos folhetos de publicidade deve ser pensada para despertar esse desejo. Além disso, as descrições das preparações também devem destacar os diferenciais do prato ou produto.

Invista na identidade visual da sua marca, desde a logomarca até a decoração dos espaços. No caso de negócios online, o site ou página do aplicativo de delivery deve seguir a mesma identidade. Defina a linguagem com que se comunicará, de acordo com o perfil do seu público, criando proximidade.

Ao decidir por consumir, o cliente espera que aquilo que lhe foi prometido seja entregue. “Portanto, não adianta ter lindas fotos se o que chega à mesa não condiz com o prometido”, reforça. Neste momento, além do básico, aproveite para conquistar o consumidor com uma experiência única.

“Faça algo que o seu concorrente não faz. Ofereça uma degustação de bebida, envie junto ao delivery uma versão pequena de algum outro prato que o seu cliente ainda não tenha provado, crie uma playlist que ‘harmonize’ com os pratos. Inove!”. É preciso lembrar que o cliente satisfeito retornará. Mas o cliente encantado, indicará o negócio, reforçando o marketing da casa de forma espontânea, o que costuma ter ainda mais credibilidade.

Nem sempre tudo sai conforme planejado, afinal, um negócio feito por humanos é passível de erros. No entanto, é preciso, em primeiro lugar, reconhecer o erro e acolher o cliente. “Caso a experiência tenha sido falha, este é o momento de reverter a situação e reter o seu cliente, fazer com que ele te dê uma nova chance”.

Por exemplo: se o pedido foi errado ou com algum problema, peça desculpas e refaça, priorizando o preparo e a entrega. Resolver a situação o quanto antes é o mínimo a ser feito, da forma mais eficiente possível. Quer se destacar? Entregue algo a mais, como um mimo ou um desconto para o próximo consumo. – Fonte e outras informações, acesse: (https://vagestaodenegocios.com/).