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Confira 4 dicas para aproveitar e aplicar feedback de clientes

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quarta-feira, 14 de agosto de 2024
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Clientes insatisfeitos representam uma valiosa fonte de aprendizado. Por isso, é fundamental aos empreendedores que buscam aprimorar seu desempenho e aumentar suas vendas, dediquem atenção especial às críticas recebidas, talvez até mais do que aos elogios.

Esse cuidado permite melhorar a satisfação das empresas ou pessoas atendidas, e ao mesmo tempo, colabora para um crescimento sustentável do negócio.

Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, fintech especialista em pagamento através de boleto parcelado, estar numa posição de conforto não deixa o negócio melhorar. “É através de feedbacks negativos que é possível realizar mudanças que farão com que a empresa cresça”, explica.

O empresário ressalta que muitas vezes, se o cliente não fechar, a culpa pode ser da empresa. “Isso faz com que, constantemente, o empresário se obrigue a rever processos, discurso de vendas e até mesmo a solução que oferece.

A partir das críticas, é possível perceber se não foi possível conseguir demonstrar valor suficiente na proposta apresentada ou se o cliente tem algum motivo que precisa ser um ponto de melhoria”.

Confira algumas formas que podem ser usadas para pedir feedback dos clientes em um negócio digital:

  • Utilize pesquisas online – Ferramentas como Google Forms, SurveyMonkey e Typeform permitem criar pesquisas personalizadas para obter insights. “Você pode distribuir via email, redes sociais ou diretamente no site, e ainda pode oferecer incentivos, como descontos ou brindes, para aumentar a taxa de resposta”, sugere o CEO da TMB Educação.
  • Implemente feedback em tempo real no site – Use widgets de feedback, que aparecem em momentos específicos durante a navegação do usuário.
  • Monitore Redes Sociais – Utilize ferramentas de monitoramento de redes sociais, como Hootsuite ou Sprout Social, para acompanhar menções e comentários sobre a marca. Não se esqueça de responder tanto elogios quanto críticas.
  • Realize uma análise dos dados – Avalie os dados e comentários recebidos por meio dos canais de atendimento ao cliente, como chat online, email e telefone; e identifique padrões comuns e problemas recorrentes que precisam ser resolvidos. – Fonte e outras informações: (https://www.tmbeducacao.com.br/).