Junior Murakami (*)
Seja pequeno ou grande, todo negócio precisa implementar estratégias de marketing para impulsionar vendas, sobretudo quando falamos de lojas virtuais. No competitivo comércio de joias, com o aumento constante de número de concorrentes e evolução do mercado, as empresas que não adotam abordagens inovadoras estão em desvantagem. Veja cinco dicas de marketing que podem ser usadas para ganhar visibilidade, atrair clientes e gerar vendas.
1- Fazer um estudo de mercado
O primeiro passo de um projeto de marketing eficiente é elaborar uma pesquisa de mercado para conhecer bem o público-alvo e os concorrentes. Quando pensamos nos vendedores tradicionais, eles sempre fizeram análises dos clientes de forma empírica e sabiam qual era a melhor forma de abordar a pessoa que entrava na loja. Hoje, temos centenas de ferramentas para fazer levantamentos com informações mais precisas, seja por meio do Google Forms, relatórios de perfil de seguidores nas redes sociais, lista de e-mail marketing, entre outros.
2 – Ataque em várias frentes
O segredo para uma boa estratégia de marketing é a diversificação dos canais de comunicação. Hoje, o digital é o meio mais importante de encontrar e reter clientes, mas não é o único. O indicado é adotar o método teia, nome que faz alusão aos pequenos fios que formam a rede de sustentação da aranha. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, TikTok, site próprio, blog, Google ads, site de terceiros, vendedores externos, teleatendimento, tudo o que pode aproximar a marca do cliente é válido. Além disso, é preciso estar atento, porque todos esses canais devem falar a mesma linguagem, assim a teia irá ficar mais forte, o que vai ajudar a empresa a segurar mais clientes.
3 – Nunca subestime o poder do e-mail marketing
Toda loja possui um tesouro em mãos e nem sempre se dão conta, são os contatos de e-mail. A lista de e-mail dos clientes que a empresa acumula durante os anos é uma ferramenta preciosa, que se bem utilizada, pode gerar resultados excelentes. O conhecido e-mail marketing ainda é muito eficiente. O empreendedor pode fazer disparos de newsletters com atualizações sobre novas coleções, promoções e conteúdo interessante. A personalização é fundamental, não adianta enviar e-mail de forma aleatória para que a mensagem não caia na caixa de spam.
4 – Marketing de Influenciadores
Quando falamos de influenciadores, não são apenas os grandes influencers com mais de 1 milhão de seguidores que são relevantes, há perfis de micro e pequenos que podem ter muito a ver com uma determinada marca ou empresa e estão dispostos a fazer parcerias. Colaborar com influenciadores que tenham afinidade com o público-alvo de uma loja pode aumentar a visibilidade da loja. Eles podem apresentar joias em postagens, vídeos ou stories, alcançando um público mais amplo e engajado.
5 – Use e abuse do remarketing
Remarketing é fazer marketing novamente com a intenção de gerar impacto mais de uma vez para alguém que já demonstrou interesse no produto. É possível usar anúncios para direcionar pessoas que já visitaram o site, mas não adquiriam produtos, o que pode incentivá-las a finalizar o processo efetuando a compra.
(*) É gestor Executivo do Grupo GD, empresa referência no mercado de joias B2B que atua desde a fabricação de peças, venda, entrega e consultoria especializada aos parceiros – e-mail: [email protected].