A pesquisa de satisfação é uma forma de entender como o cliente se sente em relação ao atendimento, e quais são os pontos que precisam ser melhorados.
Quando falamos do mercado de proximidade, que engloba os micromercados, lavanderias autônomas e também vending machines, é muito importante conhecer o cliente e também as preferências dele. As empresas têm enviado pesquisas de satisfação para os clientes, que nem sempre levam essa oportunidade a sério.
Luiz Silva, coordenador de Suporte Técnico da VMtecnologia, empresa que cria sistemas de autoatendimento, explica o porquê é importante começar a responder as pesquisas que recebe e, também, aplicar uma com seus clientes. “A pesquisa de satisfação é muito importante para que possamos entender como os nossos clientes se sentem em relação ao nosso atendimento, e quais são os pontos que precisamos melhorar continuamente. Só assim podemos garantir uma excelência em atendimento e que ele realmente supra às necessidades de cada um”.
Inclusive, por meio das pesquisas de satisfação, é possível identificar com mais precisão se há gargalos no processo e implementar ações com mais agilidade para resolver os problemas levantados pelos clientes. Separamos alguns pontos importantes que você pode descobrir com uma pesquisa de satisfação:
- – O nível de satisfação do seu cliente – O segmento da sua empresa pode variar, mas uma coisa é sempre principal e essencial: o cliente. Entender o quão satisfeito o consumidor está faz toda a diferença e pode dar pistas importantes para identificar os pontos fortes e os de melhoria do seu negócio.
- – Preferências de compra e atendimento – Tendemos a acreditar que acertamos 100% nos métodos e processos que escolhemos para nossa empresa, mas as pesquisas existem justamente para validar nossas ideias e contribuir para que os processos sejam aperfeiçoados. A pesquisa de satisfação é uma fonte de dados reais muito valiosa.
- – Imagine – Seu atendimento é feito sempre por telefone, mas com uma pesquisa, pode descobrir que o seu cliente prefere se comunicar por WhatsApp. Esse detalhe, de entender qual é o meio de comunicação que o cliente acredita ser mais eficaz, tem grande impacto no dia a dia dele.
- – Manutenção do Ponto de venda – O autoatendimento deixa seu cliente comandar a jornada de compra, certo? Mas a ideia não é abandoná-lo. Por isso, aproveite para perguntar sobre aspectos que você não consegue acompanhar com facilidade, por exemplo, se a limpeza está em dia, a disposição dos móveis ou até a frequência de abastecimento. Busque dar abertura para que o consumidor converse com você sobre melhorias.
- – Como aplicar a pesquisa? – Não precisa se preocupar com pesquisas e metodologias complexas de pesquisas de satisfação. O mais importante é abrir um canal de conversa com seu cliente, que pode ser, por exemplo, colocar um cartaz no PDV, com um QRcode que leve ao questionário. Ou até disponibilizar uma urna para as sugestões. Mais importante do que o método, é se comprometer com a opinião do consumidor.
De nada adianta receber feedback e não agir sobre ele. Seu cliente quer se sentir ouvido e depois ver as mudanças e melhorias que sugeriu. Quando ele se sente ouvido, percebe que é valorizado e isso faz toda a diferença. – Fonte e mais informações, acesse: (https://www.vmtecnologia.io/).