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Cinco dicas para pequenas e grandes empresas se estabelecerem no mercado

em Mais
terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Empresa que em 2023 chegou à marca de 100 anos em atividade constante no Brasil, a Madis Soluções se tornou um case de sucesso no mercado brasileiro, com produtos como relógios de ponto e controladores de acesso. Desde sua inauguração, em 1923, a empresa é comandada pela família de Alex Dimas de Melo Pimenta, atual vice-presidente.

Além de dicas para que uma empresa centenária tenha êxito no mercado, Pimenta lista também os principais desafios que empresários e gestores podem enfrentar, tais como mudanças tecnológicas muito rápidas e constantes, as flutuações econômicas que podem afetar demandas por produtos e serviços e a mudança também constante em leis trabalhistas que possam interferir em seu ramo de trabalho.

“É claro que, para tudo, há uma solução. Quanto às mudanças tecnológicas, é preciso ter consciência de que um investimento em pesquisa e desenvolvimento para incorporar as inovações é muito importante, assim você mantém seus produtos na vanguarda de seu ramo. É preciso também manter uma diversificação na oferta por produtos, identificando novos mercados e ajustar estratégias de marketing, assim é possível se prevenir para as flutuações econômicas. A agilidade e a inovação são essenciais”.

Tendo em vista o cenário de sucesso e sobrevivência, passando ainda por outros problemas, como guerras e conflitos armados, crises financeiras, instabilidades econômica e política e, claro, crises sanitárias, como a pandemia, o vice-presidente listou cinco dicas para inspirar empresários e gestores a investirem em suas empresas, em busca de uma vida útil centenária no mercado brasileiro. Isso requer de todos uma abordagem estratégica e comprometida com diversos aspectos. Confira:

1- Inovação tecnológica constante – Não importa seu ramo de atuação, a tecnologia é uma aliada que deve sempre estar ao seu lado. É preciso investir em pesquisa e desenvolvimento sempre, mesmo que essa não seja, à primeira vista, uma prioridade. No fim, sempre vale a pena.

2- Qualidade e durabilidade dos produtos – É essencial que a qualidade na fabricação dos produtos seja prioridade número um em uma empresa. Assim, cria-se uma relação duradoura e se estabelece uma confiança com o público, transformando a reputação da empresa em algo sólido ao longo dos anos.

3- Capacidade de adaptação às mudanças de mercado – Estar atento às tendências e mudanças do mercado é algo primário, mas nem sempre nos atentamos a isso no dia a dia. “A Madis, por estar atenta, deixou de produzir apenas relógios de ponto e entrou no ramo dos controladores de acesso e estacionamento, ampliando o campo de atuação e mostrando ao mercado que estamos atentos a tudo o que está acontecendo”, afirma o vice-presidente.

4- Relacionamento sólido com clientes – Pode parecer simples e óbvio, mas talvez seja uma das coisas mais difíceis a se fazer. O cliente precisa, antes de qualquer coisa, escolher o seu produto e esse é o primeiro desafio quase intransponível.

Após vencer essa barreira, a empresa precisa não apenas entregar um produto de qualidade, como manter essa qualidade ao longo dos anos e, se possível, aprimorá-la ainda mais, além, claro, de propor um atendimento personalizado para cada tipo de cliente e projeto, mostrando que ele é único.

5- Resiliência – O mundo passa por mudanças constantes e é importante, além de estar atento a elas, saber que todo e qualquer efeito que elas tenham na empresa, será passageiro. É preciso resistir. Para tal, uma gestão financeira conservadora, o compromisso com valores éticos e sustentáveis são fundamentais.

“Essas lições não apenas permitiram à MADIS enfrentar as crises, mas também posicionam a empresa em um futuro promissor, sustentável e, com certeza, bem-sucedido”, finaliza o empresário. – Fonte e mais informações: (https://www.madis.com.br).