Daniella Doyle (*)
Mais do que nunca o brasileiro se encontra com o anseio de tirar do papel projetos que venham a se tornar empreendimentos próprios. Seja pela vontade de ter um negócio para chamar de seu, a flexibilidade de ser o próprio chefe, adicionar ao orçamento uma renda extra, ou até mesmo impactar o mercado de maneira positiva com uma grande ideia inovadora. Seja qual for o motivo, uma coisa é certa: a população deseja empreender. E essa percepção não é mero achismo.
Segundo o relatório global Entrepreneurship Monitor, empreender é o segundo maior sonho do brasileiro, ficando atrás somente do desejo de viajar.
Tal sonho também é embasado no fato de que o segmento de pequenos e médios empreendedores é bastante atrativo. Dados divulgados pelo Sebrae, em 2022, mostram que o segmento foi responsável pela geração de 585,56 mil empregos formais, totalizando a renda anual de R$ 420 bilhões.
No entanto, tornar este sonho realidade é um processo que pode contar com diversos obstáculos e dificuldades que, em muitos casos, acabam desencorajando novos empreendedores ou até mesmo impactando o sucesso dos negócios que por vezes têm um ciclo de vida curto. Neste contexto, o Sebrae também chama atenção para o fato de uma a cada quatro empresas fecharem antes mesmo de completar dois anos no mercado.
Para encorajar e apoiar a população que deseja empreender, há no mercado diversas ferramentas tecnológicas que otimizam o controle operacional, a gestão e as finanças de pequenos negócios. Pilares estes essenciais para garantir a saúde e sobrevivência de empreendimentos recém criados.
Diferente de décadas atrás, hoje o cenário tecnológico que vivemos permite que muitos negócios já nasçam automatizados e cortem o caminho que antes consistia em gerir todas as frentes do empreendimento de forma manual, como anotações em cadernos e planilhas. Foi-se o tempo em que BigTechs e gigantes players da indústria detinham o monopólio das ferramentas tecnológicas. Hoje, com alguns cliques pequenos empreendedores podem encontrar online, uma solução de gestão capaz de se moldar perfeitamente ao seu negócio, otimizando não apenas custos financeiros, mas também o mais valiosos dos recursos: o tempo.
Logicamente, não são apenas os aspectos técnicos que garantem a realização do sonho de empreender. A dedicação, a criatividade e a perseverança são fatores chave para emplacar o negócio. Certamente haverá altos e baixos no decorrer do processo. O importante é não deixar de acreditar naquilo que move o negócio, por mais complexos que sejam seus objetivos.
Hoje, já estamos entre as cinco economias mais empreendedoras do mundo e com fôlego para continuar crescendo. Seja para mudar a própria realidade ou impactar o mercado, o que move os empreendedores é a coragem de encarar os desafios para alcançar seus objetivos. O sucesso dessa jornada depende disso e da inteligência aplicada no negócio, com o uso das ferramentas necessárias que operam a favor da concretização do sonho de empreender.
Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, Daniella tem especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros. Hoje é responsável pela gestão de desempenho, marketing de produtos, marketing de crescimento, branding e marketing digital do Bling.