Cíntia Santana (*)
Muitas marcas e influencers brasileiros têm investido em personas virtuais.
Diversas personalidades da mídia criadores de conteúdo já anunciaram que fazem parte deste universo, como é o caso do influenciador digital Lucas Rangel. Entretanto, o Brasil ainda está dando os primeiros passos neste mercado em comparação a outros países do mundo como China e Coréia do Sul.
Recentemente, a marca de varejo sul-coreana Lotte Home Shopping criou sua influenciadora virtual, Lucy, que tem cerca de 90 mil seguidores no Instagram. Segundo relatório da HypeAuditor, de 2021, os influenciadores virtuais já engajam três vezes mais que influenciadores reais nas redes sociais. O levantamento também revelou que o Brasil ocupa o segundo lugar na lista de audiência deste influenciadores.
A Lu do Magalu, considerada a maior influenciadora virtual do mundo, e o Bahianinho, mascote da Casas Bahia, fazem sucesso no meio digital e reforçam a importância das marcas investirem nesse mercado. Observando esta estratégia, Leite Moça também deu vida digital a sua famosa personagem, Moça.
Com a realidade do metaverso cada vez mais presente, as marcas precisam ter um rosto, um corpo e uma persona digital. Não basta apenas ter uma estratégia de conteúdo para redes sociais e plataformas web, as empresas precisam interagir com o público, conversar “olho-no-olho”, entender seus problemas e oferecer soluções. Ter uma persona 3D ajuda a humanizar as marcas e aproximar o negócio do consumidor. Esta é uma ferramenta que ajuda as organizações a alcançarem outros novos públicos.
Segundo dados divulgados pela Sprout Social, em julho, para 45% das marcas, a verba é o maior desafio encontrado ao trabalhar com criadores de conteúdo. Além disso, 34% apontam que a maior dificuldade é encontrar creators que estejam alinhados com valores da marca e 28% dizem que o desafio está em encontrar influenciadores com o público-alvo da marca.
A Brand Persona permite que as marcas tenham controle de comunicar exatamente os valores que a marca deseja transmitir. Esta possibilidade de ser personificação da empresa é um dos principais benefícios de trabalhar com Brand Personas: tudo a respeito delas pode ser estabelecido e evoluir de acordo com a estratégia de comunicação.
Uma persona digital não se resume apenas a um trabalho artístico, mas também deve estar atrelado a uma estratégia para gerar engajamento e performance nos conteúdos produzidos para as redes sociais. Juntamos o racional estratégico à execução criativa para que o ROI faça sentido para os nossos clientes.
(*) – Publicitária, formada pela ECA/USP e pós em Negócios Digitais pela Universidade Autônoma de Barcelona, é sócia e CGO da Pyxys (https://pyxys.com.br/).