Na Era Digital, onde informações e opiniões são compartilhadas e divulgadas em tempo real, a comunicação tem papel essencial no elo entre público e marca. Seja em uma campanha pontual ou no posicionamento da empresa no mercado, ela é a estratégia principal no engajamento do público para com a organização, bem como com seus parceiros, equipe e stakeholders.
“Um dos princípios fundamentais do marketing é levar a mensagem da marca ao público, da melhor maneira possível. Com o Marketing 360°, é possível alcançar o público-alvo do negócio em todos os canais de comunicação que são relevantes, de forma assertiva e condizente com os valores e objetivos da organização”, comenta Tatiana Garcia, especialista em Neurociência aplicada ao marketing e CEO da agência Lille Comunicação.
Ciência responsável por gerar valor e relevância para as marcas, o marketing tem papel fundamental na relação entre o cliente e a empresa. Com o propósito de assegurar que todas estratégias e canais de divulgação estão alinhados e integrados, o Marketing 360° é uma perspectiva abrangente da vertente digital da mercadologia, que leva em consideração toda a jornada do cliente, desde a prospecção até a fidelização.
“Uma vez tendo um objetivo, um ponto focal e uma única mensagem, é possível traçar estratégias eficientes, fazendo uso de todas as ferramentas, sem perder o foco da comunicação em cada uma delas. O tom de voz é adaptado para cada canal e ao final, a mensagem estará coerente e conectada à marca em si”, revela a especialista. A estratégia compreende benefícios tanto para os clientes, como para os negócios.
Para o cliente, a vantagem do Marketing 360° é abrir um diálogo entre ele e a marca, criando uma aproximação e conquistando um vínculo emocional entre eles, por meio de uma comunicação consistente, única e objetiva. Já do ponto de vista dos negócios, as estratégias específicas para cada canal viabilizam o contato com o público-alvo e ajudam a minimizar ruídos ou problemas de comunicação, evitando, assim, que a empresa passe a mensagem de forma errada para um público que não é o seu alvo.
Contudo, para que as estratégias do Marketing 360° sejam eficientes e condizentes com o objetivo da marca, a comunicação não deve se limitar apenas à relação empresa- cliente. É preciso que ela também seja foco principal antes, durante e depois de concretizar as estratégias, dentro e fora da organização. Criar uma ação que seja planejada e executada por um time que não trabalha junto é um dos principais erros cometidos dentro das organizações, onde cada profissional estabelece uma linguagem e não conversa com outros colaboradores.
Em decorrência disso, além da estratégia não ser eficaz, é possível que a marca não seja capaz de fazer com que sua mensagem ou campanha chegue de forma exata ao público, causando ruídos de comunicação e impedindo que ela alcance seus objetivos. Com ações e interações direcionadas e atendimento integrado, o Marketing 360° parte de um objetivo único, de onde são traçadas estratégias personalizadas para cada tipo de canal de comunicação.
O próximo passo é estabelecer o tom de voz da campanha para com o público-alvo e, na sequência, a ação é colocada em prática. Nessa etapa, os resultados são medidos e é o momento o qual avaliamos se as estratégias estão condizentes com o objetivo do negócio, para, caso seja preciso, alterar a rota. É possível aplicar as estratégias do Marketing 360° em todos os canais, online ou offline.
No meio online, podemos ter redes e mídias sociais, parcerias com influenciadores digitais, acompanhamento de assessoria de imprensa, entre outras estratégias. Já no offline, a comunicação pode ser feita em pontos da cidade, panfletos, brindes, entre outras ações físicas que cheguem ao público-alvo da campanha. – Fonte e outras informações: (www.lillecomunicacao.com.br/)