99 views 3 mins

5 lições de líderes de venture building que podem fazer a diferença para startups

em Mais
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Giovanni Fernando de Oliveira (*)

No ecossistema dinâmico das startups, a aprendizagem contínua é fundamental. Nesse contexto, a orientação proporcionada pelos líderes de venture building se torna um recurso valioso. Desde a ênfase na importância de uma visão estratégica até a resiliência e a habilidade de se adaptar a desafios, todas as experiências são válidas para os empreendedores que estão iniciando sua jornada.

Conheça as cinco principais dicas que CEOs de ventures building gostariam que os responsáveis por startups soubessem.

1 – Pensando em longo prazo

Acreditar firmemente na ideia de negócio é essencial. Muitas das gigantes corporações começaram suas jornadas com empreendimentos modestos e perseveraram até alcançar o sucesso. É necessário cultivar uma perspectiva em longo prazo, estabelecendo metas e estratégias que transcendam os desafios imediatos. Essa mentalidade voltada para o futuro não apenas ajuda a superar obstáculos, mas também serve como alicerce sólido para um crescimento sustentável.

2 – Adaptação é a chave de negócios longevos

O ambiente empresarial é notoriamente volátil e a capacidade de se adaptar é uma característica crucial. Por isso, é preciso abraçar a mudança, aprender com os erros e adaptar as estratégias, conforme necessário. Também não se deve perder tempo se preocupando excessivamente com um problema e negligenciando outros desafios emergentes. A agilidade de pensamento é fundamental para avançar.

3 – Networking hoje e sempre

Cada venture building acumula ao longo dos anos uma extensa lista de contatos. Afinal, é importante construir e manter uma rede de relacionamentos para empreendedores que buscam colaborações e investimentos. Essas conexões podem ser portas de entrada valiosas, fontes de orientações práticas e pilares de apoio indispensáveis durante a jornada.

4 – Seleção de equipe

Muitas startups começam com recursos limitados, o que torna fundamental uma seleção criteriosa ao compor a equipe inicial. Portanto, deve-se priorizar a formação de um time técnico sólido e diversificado, reunindo indivíduos com diferentes habilidades que contribuirão de maneira significativa para as operações diárias.

5 – Manter a resiliência

Essa qualidade é fundamental para o sucesso de empreendedores, pois no mundo corporativo enfrentar crises é inevitável, tanto para startups no início de atuação quanto para empresas consolidadas. Líderes de venture building frequentemente compartilham suas próprias experiências de superação de obstáculos como um lembrete essencial aos empreendedores. Manter a fé, paciência e persistência são características cruciais para prosperar diante dos desafios mais árduos.

(*) Diretor de Operações da FCJ.