Sabe quando você acessa o seu Instagram e, de repente, aparece diversos anúncios de sapatos, o que justamente estava procurando a pouco tempo atrás? Nesse momento você pensa: existe bola de cristal? Será que eles estão me vigiando? A resposta é não! Mas existe uma ferramenta chamada mídia preditiva, que se tornou imprescindível na publicidade digital hoje. Aliás, não podemos mais pensar nesse segmento sem o uso das tecnologias.
Inclusive, é nesse caminho que as adtechs – Advertising Technology ganham corpo no Brasil como meio de alavancar resultados de negócio por meio de estratégias digitais.De acordo com o relatório da Distrito, o Brasil possui cerca de 743 startups do setor, que oferecem soluções tecnológicas para marcas, agências de publicidade e criadores de conteúdo. Ao todo, essas empresas empregam 24 mil pessoas e já receberam US$ 882,5 milhões em aportes nos últimos dez anos. Até o início de junho, já foram 11 investimentos, que somam US$ 182,1 milhões.
Para Luiz Fernando Morais, fundador e CEO da Meediaonne, adtech brasileira que tem o intuito de democratizar a publicidade digital inteligente às micro, pequenas e médias empresas e agências, a integração de ferramentas e fontes de dados na publicidade digital aperfeiçoa cada vez mais a jornada do cliente de ponta a ponta, procurando passos cada vez mais assertivos para entender suas necessidades e antecipar o que ele precisa, saindo até mesmo, à frente da concorrência.
As adtechs estão presentes no Facebook, Google, YouTube, Instagram, Twitter, Pinterest, Tik Tok, entre outros aplicativos. Segundo o CEO da Meediaonne, existem quatro estratégias imprescindíveis para fazer uma publicidade digital assertiva nessas plataformas. Confira:
- Big Data – o armazenamento incrível de dados para uma análise ou correlação futura potencializa as chances de criar uma campanha mais assertiva. Esses dados dos internautas são coletados, por exemplo, em cadastros de lojas e em redes sociais. À medida que essa capacidade de armazenamento evolui, maior será a chance da publicidade digital cativar o usuário;
- Inteligência Artificial (IA)- campo da ciência fundamental para aprimorar os processos de automação do marketing digital, aperfeiçoando processos de personalização de campanhas;
- Marketing preditivo – por meio da IA, big data e do machine learning, que combinam diversos insights gerados por algoritmos, mineração de dados e modelagem preditiva, é possível avaliar a probabilidade de um evento acontecer no futuro. A técnica é bastante usada pelas marcas para fazerem a segmentação do seu público baseado em seu comportamento, características demográficas, interesses e outras variáveis. Dessa forma, é possível identificar padrões de comportamento para enviar uma mensagem ou uma publicidade muito mais personalizada e adequada ao momento do lead;
- Omnichannel – resume-se no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Para que seu uso gere valor para a experiência do consumidor é preciso pensar com a mente do consumidor e desenhar as experiências durante a jornada sob o ponto de vista dele. – Fonte e mais informações: (www.meediaonne.com).