646 views 5 mins

Projeto conecta COP30 a saberes populares na capital paulista

em Lazer e Cultura
segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Programação gratuita acontece nos dias 13, 14, 15, 20 e 21 de novembro no Museu da Energia de São Paulo e valoriza soluções de comunidades brasileiras e promove vivências culturais

Durante a COP30, em Belém do Pará, o Museu da Energia de São Paulo, da Fundação Energia e Saneamento (FES), realiza uma programação gratuita paralela que evidencia como a transformação climática começa nos territórios. Os eventos ocorrem nos dias 13, 14, 15, 20 e 21 de novembro e são parte do projeto Fazendo a Diferença que conecta o debate global às iniciativas concretas desenvolvidas por comunidades do interior e do nordeste brasileiro, por meio de cinema, oficinas, experiências sensoriais, manifestações culturais e rodas de conversa, trazendo os saberes locais para a capital paulista.

Para Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento (FES), dar visibilidade às ações de pequenas comunidades é fundamental para ampliar o debate sobre soluções locais para desafios globais, eixo central da COP30. “O projeto é uma demonstração prática de como a cultura, a arte, a economia criativa e a educação ambiental podem transformar comunidades e preservar o meio ambiente”, afirma.
A iniciativa conta com parcerias de instituições como Sesc, Porto Seguro, organizações culturais e educacionais, coletivos artísticos e lideranças comunitárias.

Festival Fazendo a Diferença
A abertura do festival será no dia 13, quinta-feira, a partir das 10h, com foco em escolas e instituições de ensino. A programação inclui sessões especiais do Cine Fazendo a Diferença, rodas de conversa com educadores que participaram do projeto em diferentes cidades, atividades para estudantes e professores e visitas guiadas com enfoque em sustentabilidade.

Nos dias 14 e 15, sexta e sábado, das 10h às 17h, o festival ganha caráter comunitário e imersivo. Aberto ao público geral, oferece vivências culturais e sensoriais que valorizam os territórios do interior e do Nordeste, com área de alimentação com comidas típicas, shows no jardim do museu, exibição de relatos inspiradores no Cine Fazendo a Diferença e feira de economia criativa com artesanato e produtos naturais. Painéis visuais e visitas guiadas com abordagem socioambiental complementam a experiência.

Oficinas
Já nos dias 20 e 21, quinta e sexta, das 10h às 17h, o foco será a prática da educação socioambiental. O público poderá participar de oficinas de compostagem doméstica, sabão ecológico, hortas urbanas em pequenos espaços, criação artística com materiais recicláveis e elementos da natureza, além de uma formação para educadores sobre como trabalhar a temática ambiental em sala de aula. Um jardim sensorial e sessões contínuas do Cine Fazendo a Diferença ampliam a imersão ao longo do dia.

Toda a programação estará conectada, em tempo real, à COP30. Serão realizadas lives e transmissões com convidados diretamente da conferência, além da exibição de boletins informativos e conteúdos especiais sobre os temas centrais debatidos no encontro global.

Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo
[email protected]
Funcionamento: Quinta a sábado, 10h às 17h (bilheteria até às 16h)
Entrada: Gratuita
Festival Fazendo a Diferença

Foco em Escolas e Entidades Educacionais
Data: 13 de novembro
Horário: a partir das 10h

Foco no Território, Comunidade e Público Geral
Data: 14 e 15 de novembro
Horário: das 10h às 17h

Oficinas Fazendo a Diferença

Atividades práticas com foco socioambiental e educativo
Data: 20 e 21 de novembro
Horário: das 10h às 17h
Ações: Compostagem Doméstica, Sabão Ecológico, Hortas Urbanas, Arte e Natureza, Oficina de Educação Ambiental para Educadores, Jardim Sensorial e Sessões do Cine Fazendo a Diferença.