140 views 13 mins

Geral 30/09/2016

em Geral
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
Pesquisa constatou que a população de gado cresceu mais no Norte (2,9%) e teve queda no Nordeste (-0,9%).

Brasil atinge recorde de 215,2 milhões de cabeças de gado

Pesquisa constatou que a população de gado cresceu mais no Norte (2,9%) e teve queda no Nordeste (-0,9%).

A população de cabeças de gado bovino em fazendas brasileiras cresceu e atingiu o recorde de 215,2 milhões de animais em 2015, com um aumento de 1,3% sobre 2014

Os dados foram divulgados ontem (29) pelo IBGE, na Pesquisa da Pecuária Municipal. O crescimento de 2015 foi o maior desde 2011 e representa uma aceleração após a queda causada pela seca de 2012 e a variação próxima de zero registrada em 2013 e 2014.
Em uma análise regional, a população de gado cresceu mais no Norte (2,9%) e teve queda no Nordeste, com -0,9%. O Centro-Oeste teve variação de 2,1% e continua a ser a região que concentra a maior criação, com 33,8% da participação nacional. O IBGE aponta que a região conta com “grandes propriedades destinadas à criação de bovinos e produtores especializados, possuindo clima, relevo e solo favoráveis à atividade, como também grandes plantas frigoríficas que têm impulsionado o abate em larga escala”.
Mato Grosso é o estado com a maior criação de gado, com 13,6% do total nacional. Entre os cinco primeiros colocados, Goiás aparece em terceiro e Mato Grosso do Sul em quarto, com 10,2% e 9,9% do total.
Nos últimos anos, o Sul e o Sudeste têm registrado estagnação da bovinocultura de corte, enquanto a produção de bovinos tem se deslocado para o Norte. A atração é explicada em parte pelo instituto por meio dos baixos preços das terras, disponibilidade hídrica, clima favorável, incentivos governamentais e abertura de grandes plantas frigoríficas.
O aumento do efetivo total de bovinos não se refletiu no número de vacas ordenhadas, que caiu 5,5% em 2015. Todas as regiões acusaram queda dessa atividade, que teve a maior redução no Nordeste, com -9,5%. O Sudeste responde por 34,3% do número de vacas ordenhadas, e Minas Gerais tem a atividade mais forte, com 24,9% do efetivo nacional. A produção de leite teve queda em 2015, com 0,4% a menos que 2014, e caiu para 35 bilhões de litros. O Sul é o maior produtor de leite no Brasil desde 2014 e contribuiu com 35,2% da produção nacional em 2015.
A produtividade das vacas da região Sul é a maior do Brasil. Enquanto a média do país é que uma vaca produza 1.609 litros de leite por ano, no Sul a produtividade é de 2.900 litros. Em relação a 2014, houve um aumento de 3,9% desse resultado. Apesar disso, Minas Gerais continua a ser o maior estado produtor de leite do país, com 26,1% da produção nacional (ABr).

Cada vez mais recluso, Berlusconi completa 80 anos

Ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Cada vez mais recluso e afastado da política, o ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, completou 80 anos de vida ontem (29), ainda envolvido em uma série de processos judiciais e buscando um sucessor para liderar a centro-direita no país. Desde 2013, quando o então “Cavaliere” foi condenado em última instância por fraude fiscal e cassado pelo Senado, os italianos vêm se acostumando a viver sem seu protagonismo na política e a vê-lo como uma figura do passado.
Em entrevista nesta semana à revista “Chi”, o próprio ex-premier admitiu que olha com incerteza para o futuro, mas que a decisão mais importante que tomou foi passar mais tempo com seus cinco filhos e 10 netos. “Dedicarei mais tempo às pessoas a quem quero o bem, como fiz neste verão”, disse. O último verão europeu foi especialmente difícil para Berlusconi. Ele passou quase um mês internado por conta de uma cirurgia cardíaca, se afastando dos inflamados debates sobre a retirada da candidatura de Roma para sediar os Jogos Olímpicos de 2024 e o referendo constitucional que pode definir o destino do atual chefe de governo, Matteo Renzi.
“Berlusconi não é um homem do passado, eu esperaria para defini-lo assim, ele tem mais vidas que um gato. Na minha opinião, passará para a história por aquilo que não fez, mais do que por aquilo que fez”, afirmou o primeiro-ministro, antes de criticar a “cultura do ódio” contra o rival. Renzi, aliás, representa a melhor chance que Berlusconi tem para sair de cena com certa dignidade. Se sua reforma constitucional for rejeitada no referendo de dezembro, o premier ficará enfraquecido, o que pode levar seu adversário a propor a criação de um grande centro moderado para barrar o avanço de siglas radicais e populistas, como a Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas (ANSA).

Professores propõem educação com uso da internet

A maioria dos professores usam a internet e aproveitam a rede em atividades com os alunos, constatou a pesquisa TIC Educação divulgada ontem (29). Segundo o estudo, 100% dos docentes de escolas particulares e 98% dos que lecionam na rede pública são usuários da internet. Desses, 73% trabalham com o ambiente virtual em suas aulas. São diversas formas de aproveitamento: aulas expositivas (52%), trabalhos sobre temas específicos (59%) e solução de dúvidas individuais (45%).
A diferença mais marcante entre o uso da rede em escolas privadas e públicas é em relação a presença da internet na sala de aula. Nas instituições particulares, 50% dos professores usam o ambiente virtual com os estudantes na própria sala de aula e 29% em laboratórios de informática. Nos estabelecimentos de ensino estaduais e municipais, o número de docentes que usa a internet na sala de aula cai para 23% e o dos que aproveitam as ferramentas da rede em laboratórios de informática fica em 35%.
Entre os estudantes, 75% dos matriculados em escolas públicas usam internet no celular, contra 87% nos estabelecimentos privados – média de 78%. Entre os professores, 92% dos que lecionam em instituições particulares acessam a rede no telefone móvel, percentual que fica em 82% dos que trabalham na rede pública – média de 85% dos docentes.
A internet no celular é usada por 39% dos professores em atividades com os alunos. Nas escolas particulares esse número chega a 46% e nas públicas fica em 36%. O índice é maior nas classes do 2º ano do ensino médio (42%) e menor nas séries menos avançadas: 35% nos 4º e 5º anos do ensino fundamental e 38% nos 8º e 9º anos (ABr).

Para Macri, Mercosul estaria melhor sem a Venezuela

Presidente da Argentina, Mauricio Macri.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, considera que o Mercosul estaria melhor sem a Venezuela; que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff não foi um golpe; e que a parceria com o Brasil está acima das “políticas conjunturais” do momento. Ele manifestou essas opiniões na última quarta-feira (28), em entrevista a um pequeno grupo de jornais brasileiros – dias antes de receber o presidente Michel Temer, que viajará para Buenos Aires na próxima segunda-feira (3).
Temer chegará a Buenos Aires no final da manhã, acompanhado de um grupo de ministros, para se reunir com Macri. Depois do almoço, viajará a Assunção para um encontro com o presidente do Paraguai, Horácio Cartes. Na agenda do encontro entre Macri, Temer e Cartes, estão temas que preocupam os três governos: o combate ao narcotráfico e ao contrabando na Tríplice Fronteira; a recuperação econômica regional; e o futuro do Mercosul, que hoje vive uma crise institucional.
Macri disse que está muito preocupado com a Venezuela. “Sinto que o governo de Maduro radicaliza a sua posição, em vez de gerar uma abertura para o diálogo”, disse. Em relação à permanência da Venezuela no Mercosul, ele foi enfático. “Na minha opinião, a entrada da Venezuela não foi um acréscimo positivo ao Mercosul”, disse Macri. Segundo ele, o bloco regional teria avançado mais “sem a Venezuela de hoje” (ABr).

Freiras abandonam o hábito e se casam na Itália

As ex-freiras Federica e Isabel, ambas de 44 anos, se uniram legalmente nesta semana em Pinerolo, nas proximidades de Turim, na Itália. O casamento, que chamou a atenção da imprensa local, foi realizado de forma rápida. Segundo o prefeito de Pinerolo, Luca Salvai, “foi celebrada uma cerimônia muito simples, mas muito significativa para elas”.
O relacionamento teve início quando elas trabalhavam com a reabilitação de pessoas viciadas em drogas em um covento italiano. Após se apaixonarem, elas decidiram deixar o hábito religioso. A revelação do caso amoroso ao pároco de Pinerolo, Franco Barbero, em 2003, resultou em sua suspensão da Igreja por conta de seu posicionamento pouco ortodoxo.
“Garanto que nem todos na Igreja são contra esse casamento. Elas foram criticadas, mas muitas freiras entenderam a situação, assim como há muitos padres que não condenam esse tipo de escolha”, defendeu Barbero, acrescentando que “esta não é a primeira vez que caso duas freiras”. Essa foi a segunda união civil gay realizada na cidade desde que a Itália legalizou a medida, em maio. Federica é italiana e Isabel de origem sul-americana, destacou a imprensa local, sem precisar seu país de origem (ANSA).

Exposição para cegos sobre Andrea Bocelli

O Museu de Imagem e Som (MIS), em São Paulo, vai receber uma mostra fotográfica criada para deficientes visuais, retratando o cotidiano do tenor italiano Andrea Bocelli. Com entrada gratuita, o evento ocorre entre 12 e 22 de outubro. Organizada pelo fotógrafo Gabriel Bonfim, a exposição “De Fotografia à Tactography” terá 24 fotografias escaneadas e reproduzidas em 3 dimensões.
“Os visitantes vão se deparar com um movimento diferente de uma exposição tradicional de fotografias. Desta vez, os portadores de deficiência visual serão conduzidos por guias no chão para tocar as obras em Tactography™”, explica Bonfim.
Divida em três séries, a mostra também traz a trajetória do bailarino carioca Denis Vieira, integrante do Balé da Ópera de Zurique. Bocelli está em turnê no Brasil para promover seu novo disco, “Cinema”. O tenor italiano fará duas apresentações no Allianz Parque, em 12 e 13 de outubro, e na Sala São Paulo, dia 17 (ANSA).