138 views 11 mins

Geral 29/07/2016

em Geral
quinta-feira, 28 de julho de 2016

OMS: hepatite atinge 400 milhões de pessoas em todo o planeta

Exame de sangue pode detectar hepatite, doença que atinge entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas no Brasil.

O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado ontem (28), foi criado para informar sobre a doença e aumentar o acesso aos testes e tratamento da hepatite, inflamação no fígado que pode ser causada pelos vírus A, B, C, D e E

Considerada um problema mundial de saúde pública, a hepatite pode levar a problemas hepáticos graves causando a morte. A estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) é de que no país há entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas com hepatite, mas só cerca de 300 mil sabem que têm a doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que – em todo o planeta – 400 milhões de pessoas estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C, número dez vezes maior que o de pessoas contaminadas pelo HIV, mas a maior parte dos portadores sequer sabe que está doente. Segundo a OMS, apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite viral sabe que está doente e só uma em cada 100 com a doença está recebendo tratamento.
No Brasil, a situação não é diferente. Segundo o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros são portadores do vírus B e C e não sabem. Além do risco que correm se a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, como cirrose e câncer, os infectados também podem transmitir a doença para outras pessoas. A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, mas os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B, C, D e E.
O diretor de Comunicação da SBI, infectologista David Urbaez, explicou que as hepatites costumam ser silenciosas e a falta de sintomas pode retardar a busca por tratamento, o que agrava o quadro da doença. “O modelo de doença faz com que a pessoa não fique sabendo e não procure ajuda médica, pois não apresenta sintomas. A maior parte dos diagnósticos ocorre já na cirrose, aí se faz redução de danos, mas é irreversível”.
Urbaez também alertou para a necessidade de os médicos se habituarem a pedir o exame com maior frequência. Ele esclareceu que, em poucos casos, as pessoas ficam com os olhos e pele amareladas, sintoma comumente atribuído à doença. “Isso só ocorre em casos de hepatite aguda sintomática, que acomete um percentual muito pequeno de pacientes”, disse. Quando aparecem, os sintomas podem incluir urina escura, fezes claras, dor abdominal, tontura, enjoo, vômito, cansaço, febre e mal-estar (ABr).

Guerra não é religiosa, diz papa em missa na Polônia

Para o papa, todas as religiões, querem a paz.

Em visita à Polônia para a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco afirmou ontem (28) que o mundo está em guerra, mas que não se trata de uma guerra religiosa. “Existe guerra de interesses, existe guerra pelo dinheiro, existe guerra pelos recursos da natureza, existe guerra pelo domínio dos povos: esta é a guerra. Alguém poderia pensar que estou falando de guerra de religiões. Não. Todas as religiões, querem a paz”, disse.
O sumo pontíficie agradeceu a todos que expressaram seu pesar pela morte do padre francês em uma igreja de Saint Etienne du Rouvray, nas proximidades de Rouen, Norte da França. Francisco deixou ontem (28) a cidade polonesa de Cracóvia e se dirigiu, de helicóptero, para Czestochowa, onde rezou uma missa no santuário de Jasna Gora, em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa, por ocasião dos 1050 anos do batismo da Polônia.
Antes da missa, o papa foi recebido por milhares de peregrinos no Mosteiro de Jasna Gora e recolheu-se em oração na Capela da Nossa Senhora Negra. Durante a celebração da missa, o papa Francisco, que tem 79 anos, acabou caindo, mas se levantou rapidamente. Ele não se machucou e retomou a celebração normalmente. Em um encontro com autoridades polonesas no castelo de Wawel, na Cracóvia, o papa disse que estava felizpor conhecer o país e citou um de seus antecessores, o polonês João Paulo II (ABr).

Vendas de celulares no primeiro trimestre

Entre os meses de janeiro e março de 2016 foram comercializados 10.3 milhões de celulares no Brasil, sendo 9.3 (89,8%) smartphones e 1 milhão (10.2%) feature phones. Os dados fazem parte do estudo IDC Mobile Phone Tracker Q1, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de TI e Telecomunicações. Quando comparados com o mesmo período do ano passado, os números representam, em unidades, queda de 32,9% no mercado total, 34,4% em smartphones e 15,7% em feature phones.
Em receita, os smartphones movimentaram R$ 9.2 bilhões, ou seja, 6,1% a menos do que no primeiro trimestre de 2015. De acordo com Diego Silva, analista de pesquisas da IDC Brasil, desde 2015 o mercado de celulares passa por diversas transformações, mas duas delas se destacam: “a maioria dos usuários já está na segunda ou terceira compra. Isso faz com que os fabricantes alterem seus portfólios e passem a oferecer celulares com especificações técnicas superiores. Outro ponto é a oscilação do dólar, que obriga o fabricante a repassar os preços mais altos aos consumidores finais”, conta.

Rio 2016: número recorde de participantes mulheres

fabiana-volei-getty temporario

Se em 1896, em Atenas, as mulheres eram proibidas de disputar provas olímpicas, 120 anos depois, no Rio de Janeiro, elas estabelecerão um novo marco na história do esporte. O número de atletas do sexo feminino com vaga garantida na Rio 2016 já é o maior da história, superando as 4.676 competidoras que estiveram em Londres, em 2012. O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que 5.180 mulheres estão inscritas para os Jogos do Rio, um aumento de 10,77% em relação ao recorde estabelecido há quatro anos.
A conta ainda pode mudar até o dia da cerimônia de abertura, marcada para o dia 5 de agosto, em virtude das suspensões que estão sendo impostas pelas federações internacionais a atletas punidos por doping – só a Rússia, investigada pela Agência Mundial Antidoping (WADA) por comandar um sistemático esquema de doping, teve 108 atletas excluídos.
Dos 11.437 atletas confirmados nos Jogos do Rio de Janeiro até o momento, 45,29% são mulheres. É o maior percentual já registrado: em 2012, elas representaram 44,25% dos 10.568 competidores. As mulheres passaram a competir nos Jogos Olímpicos em 1900, em Paris. Foram 22 atletas inscritas no tênis, vela, críquete, hipismo e golfe, o que corresponde a 2,21% do total de competidores naquela edição (EBC).

Ex-ministro vira réu em processo por improbidade administrativa

A Justiça Federal em Brasília aceitou denúncia de improbidade administrativa proposta pelo MPF contra o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves. Com a decisão, o ex-ministro passa a responder como réu no processo. Segundo a procuradoria, a ação foi proposta em 2004 e apura indícios de enriquecimento ilícito entre os anos de 1998 e 2002. Na ação inicial, o MPF mostra que o ex-ministro demonstrava sinais de riqueza que não eram compatíveis nem com a renda e nem com os patrimônios declarados. De acordo com a procuradoria, na ação foram apontadas irregularidades como despesas e gastos superiores à receita declarada, titularidade dissimulada de sociedades comerciais, contas-correntes, investimentos, movimentação financeira e cartões de crédito em instituições financeiras com sede em outros países (como Suíça e Estados Unidos) e também por meio de empresa off-shore. O MPF cita ainda que Alves pagava despesas da ex-mulher além de uma indenização de R$ 1,5 milhão pelo divórcio.
De acordo com a PGR-DF, a ação havia sido recebida anteriormente, mas um recurso apresentado pela defesa de Alves interrompeu o prosseguimento do processo. Os questionamentos foram analisados pelo TRF da 1ª Região e o processo voltou a tramitar na primeira instância. No recurso, a defesa questionava provas apresentadas e também alegava a prescrição dos fatos.
Na decisão, o juiz Federal da 16º Vara do DF, Marcelo Rebello Pinheiro, aborda pontos questionados pela defesa. Para ele, a ação apresentada pelo Ministério Público “descreve minuciosamente as circunstâncias fáticas e jurídicas que a embasam, de modo suficientemente preciso e capaz de ensejar o seu prosseguimento” (ABr).