397 views 2 mins

Geral 27/06/2019

em Geral
quarta-feira, 26 de junho de 2019
Paises temproario

Países se comprometem a impulsionar economia verde no continente

A promoção da economia verde – que concilia desenvolvimento, meio ambiente e redução da pobreza – passa pela articulação entre governos, sociedade civil e empresas.

Paises temproario

Integração das novas tecnologias da economia verde à economia azul, que não depreda os mares. Foto: Jade Queiroz/MTUR

Essa foi a conclusão dos participantes da 1ª Conferência Ministerial Regional das Américas sobre Economia Verde, que acabou ontem (26) em Fortaleza, depois de dois dias de discussões e palestras.

Os países da América Latina e do Caribe aprovaram um documento conjunto com compromissos para impulsionar o desenvolvimento sustentável no continente. As recomendações estão distribuídas em quatro eixos: criação de políticas de transição e de ambiente legislativo para um modelo de economia verde, promoção do uso e aumento de escala de tecnologias inovadoras, aumento do papel do financiamento verde para assegurar recursos suficientes para o desenvolvimento sustentável e capacitação da sociedade para ações de desenvolvimento em nível nacional.

Entre as ações sugeridas, estão o uso dos indicadores da OCDE para medir o avanço nas políticas de transição para a economia verde, a integração das novas tecnologias da economia verde à economia azul (que não depreda os mares) e aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e o acompanhamento minucioso de políticas e de incentivos para que eles possam ser ajustados.

O presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, disse que a conferência forneceu importantes lições para o país. “Aprendemos que países que mantêm a disposição de continuar no diálogo estão no avanço. É um trabalho muito duro negociar uma agenda para o meio ambiente. As paixões não podem ser colocadas sobre os interesses individuais ou ideológicos das pessoas. A sustentabilidade, o meio ambiente, a diversidade estão na agenda de forma inexorável” (ABr).