76 views 11 mins

Geral 02/12/2016

em Geral
quinta-feira, 01 de dezembro de 2016
Acidentes de trânsito matam anualmente centenas de jovens no Brasil, e país fica distante da esperança de vida verificada em nações desenvolvidas.

Morte de jovens impede Brasil de ter expectativa de vida de países desenvolvidos

Acidentes de trânsito matam anualmente centenas de jovens no Brasil, e país fica distante da esperança de vida verificada em nações desenvolvidas.

A mortalidade de jovens por causas externas – como acidentes de trânsito e violência – é o principal fator que afasta a esperança de vida no Brasil da registrada em países desenvolvidos

A avaliação é do pesquisador Márcio Minamiguchi, integrante da equipe do IBGE, que divulgou ontem (1º) a Tábua Completa para a Mortalidade do Brasil em 2015. A pesquisa mostra que a expectativa de vida de um brasileiro nascido em 2015 é de 75 anos, cinco meses e 26 dias, o que representa um ganho de cerca de três meses em relação a 2014 e de 30 anos na comparação com 1940.
Os dados apontam, no entanto, que as chances de um homem morrer entre 20 a 24 anos se tornaram 4,5 vezes maiores que as de uma mulher na mesma idade. Em 1940, a diferença era de apenas 1,2 vez e, segundo o IBGE, o fenômeno é comum em países que passaram por um rápido processo de urbanização e formação de metrópoles, como o Brasil. “A maior parte das mortes por violência e em acidentes de trânsito está concentrada entre os homens”, disse o pesquisador. Minamiguchi também afirmou que esses fatores agravam uma diferença que já era constatada por outros motivos. “Os homens têm tendência maior ao alcoolismo, tabagismo e consumo maior de calorias e são mais sujeitos a dirigir em alta velocidade”.
A distância entre o Brasil e países desenvolvidos na expectativa de vida não se explica apenas por esses fatos. Dados como a mortalidade infantil e o acesso à saúde pela população idosa mostram que a diferença se estende ao longo de todas as faixas etárias. “É um processo geral para que a gente tenda a convergir com países desenvolvidos. Mas a diferença já diminuiu bastante”. O ritmo de crescimento da esperança de vida ao nascer no Brasil continua mais rápido que o da média de países desenvolvidos. O país ganha aproximadamente três anos a cada década, e as nações mais ricas têm acréscimos de dois a dois e meio.
Durante o século XX, no entanto, já houve décadas com cinco anos de aumento na expectativa de vida ao nascer no Brasil, velocidade que podia ser obtida com investimentos menores. “O padrão de mortalidade no Brasil mudou bastante. Naquele período, a mortalidade infantil ainda era muito grande e medidas simples facilmente a diminuíam, como mais escolaridade para as mães, medidas básicas de saúde e saneamento e vacinação”, disse o pesquisador. “Medidas que aumentem a expectativa de vida hoje acabam se tornando mais caras” (ABr).

Polícia Federal constatou vazamento do Enem 2016

Provas do Enem foram aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, reunindo 5,8 milhões de candidatos em todo o país.

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) informou que recebeu relatório da Polícia Federal (PF) que constata que as provas do primeiro e do segundo dia do Enem, além da prova da redação, vazaram para pelo menos dois candidatos antes do início da aplicação do exame. O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos em todo o país.
Em nota, o MPF diz que a PF, após a análise de celulares apreendidos durante operações nos dias do exame, concluiu-se que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame.
Os estudantes tiveram acesso à “frase-código” da prova rosa, o que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha, não importando a cor da prova que o candidato tenha recebido no exame, já que a frase-código é o que legitima a correção conforme a cor referente à frase. Os dois candidatos foram presos, um em Minas e outro no Maranhão. Ambos receberam exatamente as mesmas fotografias com gabaritos das provas, porém, de intermediários diferentes, “deixando claro que a origem do vazamento é a mesma”.
Quanto à prova de redação, a perícia da PF identificou que os candidatos presos iniciaram pesquisas no Google sobre o tema da redação a partir das 9h38 do dia 6 de novembro, indicando que tiveram acesso ao tema antes do início da aplicação das provas. O procurador da República, Oscar Costa Filho, do MPF/CE, disse que a íntegra do relatório e peças do inquérito serão anexadas ao recurso do MPF que tramita no TRF da 5ª Região, no Recife (ABr).

Uefa fará minuto de silêncio pela Chape

A Uefa anunciou que as partidas da próxima semana – tanto da Liga dos Campeões da Europa como na Liga Europa – terão um minuto de silêncio em memória das 71 vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. Em nota oficical, o presidente da entidade europeia, Aleksander Ceferin, informou que “o futebol europeu está unido para expressar sua mais profunda solidariedade à Chapecoense, CBF, Conmebol e às famílias de todas as vítimas após o desastre aéreo desta semana”.
“A tragédia abalou o mundo do futebol, e gostaríamos de enviar nosso apoio a todos os afetados”, disse ainda o mandatário. A medida adotada pelos campeonatos internacionais segue o que as federações locais já fizeram. Itália, França, Inglaterra, Espanha, entre outros, já anunciaram que respeitarão um minuto de silêncio antes das partidas dos campeonatos nacionais durante o fim de semana (ANSA).

Atlético-MG não entrará em campo contra a Chape

Presidente do Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno.

O presidente do Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno, afirmou ontem (1) que o clube não vai enfrentar a Chapecoense em jogo marcado pela última rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 11. “No momento de dor e respeito à tragédia, ficamos de luto e tem que ficar resignado e respeitar e não simplesmente ir para a TV e ficar declarando. A gente respeita a dor, não é momento para cobrar de jogador nenhum a receita do esporte”, disse o mandatário em coletiva.
Nepomuceno informou que já avisou o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e disse que não se importa se o time perder a partida por WO. “Haverá uma punição com a perda dos três pontos, mas o time não terá sua posição alterada, não vai ser prejudicado. É o mínimo que se pode ter com a cidade, com os familiares, pelo estado e o país que sofre com a tragédia”, afirmou ainda. Del Nero queria que o jogo fosse realizado como uma forma de celebrar o futebol. O presidente interino da Chapecoense, Ivan Tozzo, disse que não sabia ainda o que fazer e confirmou que a CBF queria que o jogo fosse realizado “com os juniores” da equipe.
Hoje, ao ser informado da decisão do Galo, Tozzo mostrou alívio. “Nós estamos de acordo com a atitude do Atlético. Acho ótima a decisão porque não teríamos clima para o jogo. Não senti pressão alguma para jogar. Muito pelo contrário. O Del Nero está fazendo um trabalho fantástico, mesmo de longe. Está fazendo tudo o que eles podem e sou eternamente grato a eles”, concluiu (ANSA).

Time ideal da Fifa tem 5 brasileiros e 4 italianos

A Fifa e a Federação Internacional das Associações de Jogadores Profissionais (FifPro) anunciaram ontem (1) os 55 nomes indicados para o “time ideal” de 2016, o chamado “Fifa FifPro World11”. Na lista, há cinco jogadores brasileiros e quatro italianos.
Do Brasil, estão o atacante Neymar (Barcelona), os laterais Marcelo (Real Madrid) e Daniel Alves (Juventus) e os zagueiros David Luiz (Chelsea) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain). Já da Itália, está o “trio” da Juventus – o goleiro Gianluigi Buffon e os zagueiros Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini – e o meia Marco Verratti (PSG).
Além deles, os destaques da lista são, obviamente, Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Lionel Messi (Barcelona). O elenco inclui cinco goleiros, 20 defensores, 15 meias e 15 atacantes e agora será submetido à votação de mais de 25 mil jogadores espalhados por 75 países que escolherão qual é seu time preferido. O anúncio da equipe escolhida será anunciada no dia 9 de janeiro, junto com as premiações individuais dadas pela Fifa em Zurique, na Suíça (ANSA).