258 views 5 mins

Modelo híbrido de trabalho é o preferido da maioria dosbrasileiros, aponta pesquisa

em Especial
sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Quase 70% dos entrevistados brasileiros estão satisfeitos com o modelo híbrido de trabalho, acima da média mundial (64%), e estão dispostos a aumentar a presença no escritório, se as empresas estiverem dispostas a oferecer flexibilidade, ambientes mais confortáveis que favoreçam a troca e o aprendizado com colegas, ao mesmo tempo que tenha espaços que permitam a concentração e serviços de alimentação. Os dados fazem parte da pesquisa “A Experiência da Vida no Trabalho”, realizada pela Sodexo On-site. Foram entrevistados 5.595 profissionais que atuam em empresas de diferentes setores, em seis países, com o objetivo de compreender os comportamentos e expectativas dos colaboradores durante a jornada de trabalho, neste momento que há a intensificação das atividades presenciais em empresas de todo o mundo.

No Brasil, 54% dos entrevistados adotam o modelo híbrido de trabalho (com média 2,1 dias por semana home office), enquanto 41% estão trabalhando de forma totalmente presencial. Dentre os trabalhadores que atuam no modelo híbrido, 31% afirmam que, em primeiro lugar, o fator determinante para retomar às suas empresas é trabalhar em ambientes mais confortáveis, incluindo estações de trabalho ergonômicas, qualidade do ar, temperatura e iluminação adequadas e, claro, encontrar os colegas não apenas para socializar, mas para aprender e compartilhar experiências com eles.

Em segundo lugar, 29% anseiam por melhores equipamentos e serviços de TI como boa conexão à internet, impressoras, tela de computador e, em terceiro lugar, 22% esperam por áreas silenciosas para foco em atividades individuais. Nas posições seguintes, 21% retornariam se pudessem escolher o horário do expediente, 18% se soubessem quais colegas trabalhos estarão presentes, 14% se o transporte e a alimentação fossem gratuitos ou subsidiados.

A flexibilidade continua a ser um elemento-chave na gestão. Quase três em cada dez colaboradores que trabalham presencialmente escolhem ir para o escritório, mesmo tendo flexibilidade concedida pelo empregador. Os entrevistados também apontam que a composição ideal do trabalho remoto é limitada entre um ou dois dias por semana, mas com liberdade para escolher quando querem estar presentes no escritório.

Danielle Totti, vice-presidente de Estratégia, Marketing, Comercial e Performance da Sodexo On-site, explica que as pessoas estão mais dispostas a irem presencialmente aos locais de trabalho, mas para continuar atraindo os profissionais, as empresas precisam proporcionar experiências de alto nível em relação a sua estrutura física, que favoreçam a colaboração, a socialização e o foco. “As soluções que atendem às necessidades reais dos negócios e, ao mesmo tempo, ajudam a aprimorar a conexão, a produtividade e o bem-estar das pessoas durante a sua jornada dentro da empresa são diferenciais importantes diante das novas configurações do mundo do trabalho, além de contribuir para aumentar o engajamento e a permanência dos talentos junto aos seus empregadores”.

Os hábitos alimentares durante o expediente também mudaram, impulsionados pelos momentos de socialização e conexão entre as pessoas em dias de atividades preenciais. Os funcionários demandam, além das refeições principais, que os escritórios tenham cafeterias, lanchonetes e opções de conveniência de comidas e bebidas durante a sua experiência no trabalho. O Brasil é o país pesquisado que apresenta a maior quantidade de áreas para o café (36%, acima da média mundial de 29%) e acompanha a média mundial quando analisa lanchonetes e restaurantes para colaboradores (45% dos entrevistados têm essa solução em seus locais de trabalho).

Os resultados indicam novas prioridades em termos de ambiente de trabalho. Empresas que oferecem serviços de alimentação e facilities têm levado soluções customizadas às necessidades de cada perfil de negócio e público que, além relevantes para as empresas cuidam de seus talentos e fortalecem a cultura organizacional. “Na Sodexo temos as ferramentas para implementar soluções inovadoras, com o objetivo de criar a melhor experiência para consumidores, fornecer serviços personalizados às empresas e contribuir para o crescimento de nossos parceiros”, conclui Danielle.