Matheus Castro (*)
O último dia 15 de outubro marcou o ‘Dia do Consumo Consciente’, uma data para refletirmos sobre o impacto das nossas escolhas no planeta. É o momento para repensar nossos hábitos, principalmente na hora das compras, e entendermos que a sustentabilidade começa com atitudes simples, como a escolha de uma embalagem.
Que tal pensar, quando estiver escolhendo um produto no supermercado, como vou fazer o descarte desta embalagem após o consumo? Seria um primeiro passo importante. As embalagens fazem parte de todos os momentos do nosso cotidiano e tem finalidades importantes, como proteger os produtos, oferecer praticidade, segurança e facilitar o transporte.
No entanto, a produção e o descarte inadequado geram um impacto ambiental significativo, já bem conhecido por todos nós. O acúmulo de plástico nos oceanos, a emissão de gases de efeito estufa e a exploração de recursos naturais são apenas algumas das consequências do consumo sem qualquer critério.
Nessa transformação para a sustentabilidade, o consumidor é uma das peças-chave e tem poder de mudar essa realidade com ações concretas. Ao optar por produtos que priorizam embalagens sustentáveis, cada um de nós incentiva um ciclo positivo. Mas o que avaliar para fazer escolhas conscientes?
- Priorize materiais que sejam recicláveis, como papel, alumínio, vidro e plástico com indicação de reciclagem.
- Dê preferência a embalagens feitas com materiais reciclados.
- Prefira embalagens simples, evite as excessivas ou com muitas camadas.
- Opte por embalagens que podem ser reutilizadas para outros fins ou as embalagens retornáveis.
- Busque embalagens biodegradáveis ou compostáveis, que se decompõem em matéria orgânica.
Porém, não adianta escolher uma embalagem sustentável se o descarte não for feito corretamente – esse é outro compromisso fundamental do consumidor. Aquelas cenas emblemáticas de embalagens boiando na margem de um rio devem vir à nossa cabeça toda vez que vamos nos desfazer de uma garrafinha ou saquinho. Elas não foram descartadas naquele rio, mas foram parar ali pelo descuido do dia a dia, a pequena atitude que se transforma em um verdadeiro descaso.
Todos nós devemos separar do lixo comum os materiais que podem ser reciclados, fazer sua limpeza e a destinação correta. E, caso não haja serviço de coleta de recicláveis em sua cidade, procure pontos onde há coleta seletiva ou as iniciativas de reciclagem. É um trabalho a mais, mas o planeta agradece!
Fica aqui o convite para que as empresas também façam a sua parte e se engajem nessa jornada. Como parceiros estratégicos para indústria de embalagens, realizamos o estudo As rotas da sustentabilidade para o setor de embalagens para identificar desafios, prioridades e as possibilidades de avanço e entendemos que todos os elos dessa cadeia produtiva precisam trabalhar juntos para que haja uma transformação efetiva.
Com o compromisso de criar química para um futuro sustentável, contribuímos com inovações e soluções para diversos desafios, como barreiras à água e gordura em embalagens de papelão e cartão, àquelas utilizadas em lanches fast food, que são uma alternativa ao polietileno.
Pequenas atitudes, multiplicadas pela ação de milhões de pessoas, geram um impacto positivo e contribuem para a transformação. A escolha de cada um de nós faz toda a diferença!
(*) – É Coordenador de Marketing de Dispersões, resinas e aditivos na BASF.