A comunicação pode parecer mais fácil hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a facilidade de se obter informações, porém, saber o que falar e saber como falar são habilidades diferentes. “Como afirma o inglês David Ogilvy, pai da publicidade: “Comunicação não é o que você diz, mas sim o que os outros entendem”.
“Dizer o que você pensa ou falar na lata só vai aumentar as chances de ser incompreendida”, afirma Sirley Maciel, especialista em oratória. A fala não pode ser apagada nem retirada, não é possível pegar de volta o que já foi dito. Mas como é possível falar o que quer ou o que precisa, sem provocar conflitos? Confira algumas dicas para melhorar sua comunicação:
- Perceba que há hora certa, contexto certo e forma certa de falar cada coisa. Assim como não se deve festejar em um enterro, não é legal falar sobre trabalho em momentos de lazer com seus colegas.
- Quando algo é direcionado a alguém, fale especificamente para esta pessoa. Se você precisa dizer algo para a pessoa A, evite comentar com a pessoa B, isso apenas causa intrigas e fofoca.
- Não se deixe levar pelas emoções, explodir e dar de dedo na cara de alguém apenas tira sua razão e prejudica a própria imagem.
- Desenvolva suas habilidades com relações interpessoais e oratória. Conhecimento torna qualquer tarefa mais fácil.
- Aposte na comunicação não verbal. Ela é responsável por 55% do entendimento de outros sobre o que estamos falando. Se sua imagem não condiz com o que foi dito, não terá credibilidade.
- Seja seu principal crítico. Autoconhecimento, autodesenvolvimento e autofeedback são a melhor forma de analisar seu comportamento e resultados para melhorar.
“Com essas técnicas, dicas e orientações, você pode desenvolver o seu poder comunicacional e poderá enfrentar esse grande desafio da humanidade: a comunicação eficiente e assertiva”, finaliza Sirley. – Fonte e mais informações: (www.intrepeds.com).