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Três ferramentas que auxiliam a gestão de Recursos Humanos

em Espaço empresarial
terça-feira, 19 de janeiro de 2021

A área de recursos humanos tem mudado bastante ao longo dos últimos anos. Como diversos outros setores do mercado, o setor de RH está se mostrando em constante inovação para se adequar à chegada de várias tecnologias que visam revolucionar e inserir cada vez mais as empresas no mundo digital.

Softwares, programas e sistemas se tornaram aliados para os processos operacionais, burocráticos e administrativos. Desta maneira, o uso de ferramentas tecnológicas para gestão de RH tem agilizado as atividades e automatizado as ações das equipes.

. Recrutamento, Seleção e Admissão – Esses são três ferramentas essenciais para o andamento de qualquer empresa, por isso, a Gupy trabalha para melhorar o dia a dia dos profissionais de RH, fazendo com que os processos de recrutamento, seleção e admissão, sejam feitos por meio de inteligência artificial, e de forma integrada.

Com a Gaia, a inteligência artificial da Gupy – que chega a ler mais de 14 milhões de currículos, o processo de recrutamento e seleção se torna mais ágil. E agora, com o produto Admissão, os clientes da startup têm todo o processo integrado, sem que o candidato precisa sair de casa, nem mesmo para entregar os documentos na empresa contratante.

. Controle de ponto – O controle de ponto é um processo que faz o registro da presença dos colaboradores em uma empresa, monitorando a entrada e saída. É ele quem estabelece as escalas, o gerenciamento de equipes e as horas trabalhadas.
Com a tecnologia, a solução que antes era feita por biometria, hoje em dia o controle de ponto pode ser feito por celular, web ou tablet. Esta inovação está presente no Oitchau, sistema de ponto eletrônico.

A nova ferramenta criada pela Oitchau permite que os funcionários batam o ponto por comando de voz e reconhecimento facial. Este tipo de solução se faz necessária também no cenário atual da pandemia do COVID-19, uma vez que este sistema soluciona os riscos de contágio, já que os funcionários não precisam tocar no aparelho e conseguem bater o ponto de forma mais rápida, evitando longas filas.

Este tipo de ferramenta contribui para a automatização da gestão de RH nas empresas, economizando tempo e dinheiro e oferecendo transparência total aos colaboradores.

. Implementação de OKR – Para além de ferramentas e softwares que ajudam nas contratações e controles de pontos, existem ainda alguns modelos de gestão que tornam o trabalho dos colaboradores e o dia-a-dia da empresa mais eficiente e focado em resultados, os OKRs. A implementação de OKRs pode soar como algo novo para muitas pessoas.

No entanto, algumas empresas já fazem uso deste modelo de gestão há alguns anos. Pedro Signorelli, especialista na implementação de OKRs e fundador da empresa Pragmática Gestão, é um dos responsáveis por trazer essa nova filosofia para dentro das organizações brasileiras. Mas OKRs – Objectives Key Results – são muito mais que uma metodologia, são uma espécie de filosofia de gestão que propõe maximizar resultados no curto prazo, através da transparência, foco e colaboração para empresas de diferentes tamanhos, tipos e segmentos.

Eles dão à organização maior capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, e também uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos objetivos. Mas, muito mais do que propor uma gestão mais eficiente, os OKRs estão ajudando empresas em seus processos de transformação. Fontes: ([email protected]), ([email protected]) e ([email protected]).