Existem muitos questionamentos sobre como manter uma equipe motivada e produtiva. Nos últimos anos, as metodologias de treinamento e os conceitos sobre a gestão de pessoas se modernizaram e tiveram grandes mudanças, tratando colaboradores como peças fundamentais para alcançar o sucesso em uma companhia.
De acordo com Karen Julliet Cartagena Rodriguez, especialista em gestão de talentos, algumas características podem definir se uma equipe é produtiva ou não.
O ponto inicial é a autogestão individual. A primeira liderança que exercemos é sobre nós mesmos e, por isso, saber como gerir bem seu tempo, cuidar de seus hábitos, rotinas, saúde mental, aptidão física e bem-estar, na maioria das vezes, faz com que a pessoa realize suas atividades com maior agilidade e eficiência.
Existem ferramentas de gestão que são capazes de manter uma equipe produtiva.
O time deve estar sempre alinhado e preparado. Quando cada pessoa da equipe está olhando para um objetivo diferente, as entregas e projetos não saem como esperado, atrasam e não dão resultados. É importante garantir que todos estejam em constante desenvolvimento para que isso não ocorra.
Lembrem-se que o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos. Construa confiança e crie uma cultura na qual as pessoas enxerguem o feedback como uma forma de melhorar e se desenvolver. Defina metas, mantenha o foco no que realmente importa e faça com que a comunicação aconteça de forma objetiva entre os colaboradores.
Para a gestora, a capacitação das equipes é primordial para que os colaboradores de uma empresa desempenhem seu papel com maestria. Durante a pandemia, ficou ainda mais evidente que um bom gestor é aquele que dá o suporte que seus liderados precisam, atendendo as necessidades individuais dos mesmos. E o treinamento faz parte disso. Ninguém consegue alcançar o objetivo planejado sem saber como chegar lá.
O gestor precisa mapear constantemente os gaps de seus colaboradores e desenvolvê-los de acordo com as suas capacidades e ferramentas disponíveis. Uma empresa é definida pelas pessoas que estão nela, e o treinamento constante garante que as pessoas estejam testando coisas novas e melhorando processos.
Quando os resultados apresentados não são os esperados, é importante buscar a verdadeira causa do problema em relação a cada colaborador. Podem ser muitas as variáveis causantes da baixa performance. Sabendo disso, acredito que todas as pessoas devem ter suas chances de melhoria e, nesse caso, é importante uma pausa para fazer o alinhamento entre líder e liderado.
A ferramenta mais assertiva para isso é o feedforward, que ajuda o colaborador a entender onde quer chegar e qual caminho percorrer para alcançar os objetivos planejados. Essa abordagem permite a visualização de competências e comportamentos futuros que devemos trabalhar e desenvolver nesse determinado profissional.
Ouvir os colaboradores é fundamental para humanizar uma empresa e isso é possível aplicando uma liderança autêntica e empática. Além de ser movido por um propósito, o líder autêntico expressa seu ‘eu’ verdadeiro no ambiente de trabalho e permite que seus colaboradores sejam, também, eles mesmos. É importante ser transparente quanto às suas falhas, opiniões e objetivos dentro da empresa.
Por outro lado, a empatia é necessária porque um líder humano respeita e cuida genuinamente as pessoas, protege o bem-estar emocional da sua equipe e garante que a produtividade seja sustentável ao longo do tempo.
Fonte e mais informações, acesse: (https://www.linkedin.com/in/karencartagena/).