Os últimos anos trouxeram grandes impactos para o setor de RH. A pandemia e, por consequência, a aceleração dos processos de transformação digital levaram muitas empresas a repensar e se adaptar às novas circunstâncias. “Nos últimos dois anos, as pessoas passaram por grandes transformações dentro das empresas, e no setor de RH, não poderia ser diferente.
Com isso, além de estarmos propícios a mudanças repentinas quando o assunto é lidar com o colaborador, é preciso também estar atento às novas tendências para que a mudança esteja adequada na cultura da empresa”, comenta Bruno Soares, cofundador e CEO da Feedz. Para isso, seguem algumas tendências para 2022 apontadas pelo empreendedor.
- – Escuta Contínua (Continuous Listening) – A escuta contínua é ativada por meio da tecnologia digital e, portanto, pode ser vista como um moderador entre a tecnologia de RH e os resultados dos negócios. “A escuta contínua é incentivar o diálogo entre os colaboradores e estimular o relacionamento entre eles, não necessariamente através de pesquisas, mas sim, de interações entre eles”, destaca Bruno Soares.
- – Trabalho Remoto – O home office será uma realidade comum daqui para frente e acompanhar a flexibilização do trabalho é imprescindível, pois caberá ao RH e à diretoria das empresas tomar decisões importantes, como o modelo de trabalho que será seguido. Pesquisa realizada pela Fortinet mostra que 30% das empresas pretendem implementar o trabalho remoto oficialmente depois da pandemia e, ao mesmo tempo, as organizações desejam manter mais da metade de seus funcionários trabalhando de casa.
- – Diversidade e inclusão – Com os movimentos Me Too, Black Lives Matter e LGBTQIA+, é impossível ignorar a importância da diversidade e inclusão por mais tempo. Esse assunto precisa ser uma prioridade para qualquer organização. Além disso, é preciso entender que diversidade é diferente de inclusão e é necessário atuar nessas duas frentes.
- – Guerra por talentos – A guerra por talentos tem forçado as empresas a melhorar os aspectos na relação com o colaborador, e isso vai continuar sendo tendência. A relação do colaborador com a empresa precisa ser tão boa quanto a de um consumidor exigente. Assim, para aumentar o engajamento, é necessário uma aproximação do RH e dos gestores, os objetivos precisam estar bem definidos e uma cultura de feedbacks e reconhecimentos mais frequentes, é fundamental.
- – Saúde Financeira – Quando os funcionários estão estressados com suas finanças, o trabalho pode ser prejudicado, além do fato de que o estresse pode estar diretamente ligado a doenças físicas e ao absenteísmo. Por isso, uma das tendências de RH para este ano é a criação de programas de educação financeira. Tranquilos financeiramente os colaboradores desempenham melhor suas atividades.
“O RH deve estar próximo do colaborador para conseguir acolhê-lo e reter os talentos da empresa para que a mesma não tenha altas taxas de turnover. Uma das formas de fazer isso, é estar atento à saúde financeira da sua equipe, pois um time insatisfeito com o seu salário, não sentirá motivação para realizar grandes ou pequenos esforços”, conclui Bruno Soares. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.feedz.com.br/).