Implantar cultura na empresa é algo essencial para a criação de um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam incluídas e motivadas. Isso não apenas beneficia os colaboradores, mas também contribui para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Mas como fazer isso?
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, uma empresa demora em média cinco anos para implantar uma cultura real no dia a dia. “Não é algo que se constrói de um dia para o outro, é algo que requer tempo e consistência. Mas é fundamental investir nisso, pois é a Cultura que fará você passar pelos dias mais desafiadores da sua empresa”, acredita.
Para Carla, existem quatro passos essenciais que podem ser usados na implantação de uma cultura forte. Confira:
1º passo – Modelagem – Carla orienta que o empreendedor busque referências nas empresas que ele já gosta. Quais empresas você curte e tem os mesmos valores que você? Ou que tem as mesmas propostas que você? Modele os valores de grandes organizações para colocar dentro da sua cultura e veja quais deles você vai querer implantar.
2º – Treine a sua liderança – A liderança é um ponto fundamental em qualquer organização, afinal, líderes conseguem influenciar toda a equipe em direção a um objetivo comum, motivando, inspirando e orientando da maneira correta. É fundamental que a liderança esteja totalmente alinhada com a cultura da empresa. A cultura é top down, então você treina sua liderança e é assim que ela vai conseguir ser disseminada.
3° – Comunicar e respirar a cultura o tempo todo – Missão, visão e valores devem ser reforçados o tempo inteiro através da comunicação da empresa. É preciso implementar tarefas que envolvam cultura e estratégias e usar uma comunicação transparente e direta para que não haja dúvidas sobre os valores da empresa.
4° – Avaliar a cultura periodicamente e checar se os seus valores estão de acordo – Este ponto é importante para que tudo que esteja sendo desenvolvido possa ser avaliado novamente. Avaliações periódicas permitem que você entenda se aqueles valores ainda fazem sentido para o momento atual ou para os desafios que estão sendo enfrentados. É possível avaliar se as pessoas estão dentro da cultura da empresa colhendo feedbacks, através de meritocracia, provas específicas, etc. – Fonte mais informações, acesse: (https://souserac.com).