225 views 3 mins

Para executivos, Internet das Coisas é indispensável aos negócios

em Espaço empresarial
quinta-feira, 11 de março de 2021

O uso de tecnologia baseada em Internet das Coisas (IoT) será indispensável para o crescimento dos negócios para 44,8% dos líderes brasileiros, mostrou uma pesquisa realizada pela CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, com o apoio da Opinion Box. O estudo mostrou ainda que outras inovações também foram levadas em consideração pelos executivos do País como essenciais para garantir o avanço das operações das empresas brasileiras.

O levantamento, que ouviu 1241 profissionais dos mais diversos setores da economia brasileira, apontou que tecnologias como Computação em Nuvem (43,4%), Inteligência Artificial (39,2%), assistente virtual (37,4%) e tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista (28%) foram mencionadas pelos líderes empresariais como indispensáveis para o crescimento dos negócios. Ainda segundo a pesquisa, ao menos 3 entre cada 10 líderes investiriam com certeza nessas tecnologias para transformar o seu negócio.

A pesquisa da CI&T também mostrou o quanto foi o processo de digitalização dos negócios dos líderes empresariais brasileiros em 2020. Segundo o estudo, apenas 22% dos executivos adotaram algumas ações, mas não o suficiente para digitalizar o seu negócio no ano passado. Por outro lado, 37,8% dos executivos ouvidos no estudo afirmaram que várias ações foram tomadas, o suficiente para garantir a digitalização. 10,8% dos ouvidos disseram que o seu negócio já estava todo digitalizado em 2019.

A CI&T também quis verificar no estudo a relação dos profissionais dessas empresas com a tecnologia. A pesquisa constatou que os profissionais devem ter no futuro alta capacidade de serem criativos, de inovar e de serem disruptivos. 58,3% dos líderes empresariais ouvidos afirmam que habilidade com tecnologia e informática serão competências técnicas necessárias para se adequar ao mercado de trabalho no futuro. “A tecnologia não inova – pelo menos, não ainda. São as pessoas que fazem isso. A tecnologia não é disruptiva, as pessoas são”, afirma Cesar Gon, CEO e cofundador da CI&T.

Além dos aspectos ligados à tecnologia, a pesquisa questionou os líderes empresariais sobre metodologias que eles consideram que poderiam ajudá-los a agilizar os processos em suas empresas. Segundo os executivos, o uso de Canvas – ferramenta que permite visualizar de forma intuitiva todos os aspectos fundamentais do seu negócio – foi citada como a mais importante (37%). Design Thinking e Agile, com 35% e 30,4%, respectivamente, também foram mencionadas pelos executivos como métodos importantes na condução dos negócios.

Esse estudo fez parte do material Profissional do Futuro 2021, elaborado pela CI&T. Fonte e mais informações: (www.ciandt.com).