Os softwares de gestão estão sendo cada vez mais adotados por diversos segmentos de negócios. Atualmente existem softwares que garantem a automação das atividades de diferentes setores, desde pequenas empresas até grandes corporações. Ferramentas que diminuem a carga de trabalho nas áreas de segurança, finanças, estoque, entregas, gestão de pessoas e tomadas de decisão já são realidade.
“Uma ferramenta de gestão de negócios atua como se fosse o cérebro de uma operação, uma vez que controla e centraliza todas as informações obtidas em diferentes frentes da empresa, permitindo que os responsáveis e a equipe tenham acesso aos dados de forma organizada, via nuvem e tempo real, possuindo uma relação direta com o crescimento do negócio”, explica Rafael Dal Molin, diretor da Elevor, scale-up que desenvolve softwares de gestão empresarial para variados segmentos.
O especialista aponta alguns setores de negócios que saem na frente quando o assunto é investir na automação de gestão, veja alguns exemplos:
. Agronegócio – O setor do agronegócio rendeu-se à tecnologia e agora também aposta em ferramentas importantes que facilitam o dia-a-dia, como softwares para o controle de grãos, receituários agronômicos, relatórios, gestão de estoque, entre outras funções. Para um dos maiores setores da economia brasileira, com certeza é necessário bastante investimento na automação dos negócios para diminuir a carga de trabalho e conseguir manter-se sempre em alta.
. Varejo – Um grande setor que comporta funções bastante variadas que precisam andar em conjunto para trazer bons resultados, como é o caso do varejo, não pode ser desorganizado. Por isso, os softwares de gestão de negócios são amplamente utilizados para aumentar a eficiência dos negócios e manter tudo em ordem.
. Microempresas – Engana-se quem pensa que por não serem grandes, as microempresas não possuem uma demanda que exija um software de automação. A otimização dos negócios, o comprometimento de sempre manter-se organizado e a busca de ferramentas que acrescentem valor na empresa podem impulsionar bastante o crescimento dos pequenos empreendedores.
. Alimentação – O mercado alimentício tem uma série de necessidades diferentes, dependendo do setor. Em um restaurante, por exemplo, é preciso controlar fornecedores, estoque de alimentos e outros materiais, fluxo de caixa, pagamento dos funcionários, pedidos, entre outros. Por isso, um software que ajude no poder de tomada de decisões e auxilie na organização é fundamental para o bom funcionamento do negócio.
. Serviços – O setor de serviços é abrangente e comporta diversos tipos de comércios. Não importa o tipo de estabelecimento comercial, pois vale destacar que é praticamente impossível trabalhar com vendas e lidar com clientes sem automação para a gestão dos negócios. Para garantir um fluxo de trabalho de qualidade e mais otimizado é importante investir em um software que auxilie nas demandas do dia-a-dia. – Fonte e mais informações: (www.elevor.com).