A inovação é uma necessidade constante para as empresas que buscam se manter competitivas em um mercado cada vez mais acirrado. No entanto, a inovação não se resume apenas a novas tecnologias e ideias futuristas, mas sim à aplicação de boas ideias que agreguem valor ao negócio em forma de produtos, serviços ou aperfeiçoamentos.
Para André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez, um dos principais desafios é definir um objetivo claro para a inovação. “Falar de inovação pode ser muito amplo. É importante mapear os desafios da sua empresa, alinhar a inovação com a estratégia e buscar soluções que atendam às suas necessidades”, afirma.
A partir do momento que a empresa possui um objetivo definido, ela deve partir para a prática de ações e estratégias que devem ser permeadas e difundidas pelos colaboradores. Por isso é tão importante acrescentar inovação à cultura organizacional, ela permite reduzir custos, melhorar metodologias e criar soluções que otimizam técnicas já existentes.
“Para a inovação estar na cultura da empresa, ela deve se estender desde os líderes até os colaboradores. Ao incluir todo mundo, a inovação se expande, estimulando ideias em vários setores”. O Gerente de Inovação complementa destacando sobre a importância de investir em conhecimento sobre inovação.
“O conhecimento fortalece as estratégias e capacita as pessoas para executar as metodologias inovadoras. Isso pode ser alcançado por meio de treinamentos e ações diárias que despertam um novo mindset coletivo”, explica Medina.
. Crie conexões externas para inovar o seu setor – Para expandir os horizontes da e ir além do seu próprio mercado, a empresa precisa criar conexões, inclusive com soluções que não são do seu nicho, mas que de alguma forma podem contribuir para inovar o seu setor. Todo aprendizado pode ser aplicado, então vale fazer benchmark, encontros de relacionamento e participar de eventos sobre o tema.
“Na Andrade Gutierrez, nós implementamos em 2018 o Vetor AG, programa de inovação aberta, que já é o maior o do setor de engenharia e construção, e desde então já realizamos mais de 1500 conexões com startups de diversos setores, que de alguma forma se encaixavam com a nossa empresa.
Essas conexões permitiram que a gente acelerasse processos dentro e fora dos canteiros de obras, não só ligadas a engenharia mas também a RH, sustentabilidade e tecnologia”, afirma Medina.- Fonte: (https://vetorag.com.br/).