O conceito de economia compartilhada, cada vez mais presente nos últimos anos, é vantajoso e aplicado em diversos segmentos, como transporte, streaming, alimentação e imóveis. No mercado desde 2014, a brasileira Hub, empresa de inovação do Grupo Riccó, referência na fabricação e comercialização de mobiliário corporativo, foi pioneira em disponibilizar mobiliários corporativos no modelo de negócios as a service.
E, diante da pandemia e das movimentações do mercado e mudança de hábitos, a empresa se reinventou e expandiu atuação para o universo residencial. Atualmente, a Hub possui mais de 17 mil posições corporativas locadas, o que representa R$ 40 milhões em ativos, mas desde o início da quarentena a empresa recebeu a devolução de mais de 2.600 estações de clientes.
A queda poderia ter sido motivo de preocupação para a empresa, mas apenas reforçou o formato inovador e modelo “as a service”, pois em contrapartida, registrou um aumento de 112% na locação de itens básicos, como mesa e cadeira para os colaboradores dos clientes em Home Office. Permitindo uma flexibilização aos parceiros, a empresa já enviou cerca de 1.300 cadeiras para a casa dos colaboradores de seus clientes e também criou peças adaptadas para este formato, com soluções para criação de ambientes híbridos entre escritório e residência.
Segundo Fábio Riccó, Diretor da Riccó, o segmento de serviços sob demanda é uma tendência global. “Enxergamos um enorme potencial para locação de mobiliário no Brasil, seguindo as tendências de comportamento do novo consumidor que é livre, flexível e está interessado na experiência e na facilidade dos serviços e não na posse”, explica Fábio Riccó, CEO da Riccó.
Entre as vantagens, o modelo as a service é financeiramente mais em conta do que a compra, e além disso, a gestão do produto passa a ser da HUB, em que o cliente passa a não ter mais preocupações com custos de manutenção e assistência técnica, pois a garantia se dá em toda a extensão do contrato. Agora, com a volta gradual da economia, a empresa também aposta na reestruturação de espaços de trabalho e desenvolveu o conceito chamado de Safe Design.
Isso consiste em adequar layouts corporativos de forma a oferecer segurança aos usuários por meio do distanciamento das posições de trabalho, salas de reunião e das áreas colaborativas e implantação de divisores frontais e laterais de vidro com 45 cm ou 60 cm e proteção nos corredores para diminuir o contato entre os colaboradores com o fluxo das áreas de passagem. Fonte: (www.hubmoveis.com.br).