240 views 4 mins

Home office: ferramentas auxiliam empresas a se adaptarem

em Espaço empresarial
terça-feira, 05 de abril de 2022

Uma boa gestão exigirá as ferramentas corretas, podendo impactar nos valores pagos e na experiência do trabalho fora da empresa. Foto: filadendron_CANVA

Até algum tempo atrás, o home office não era um cenário tão comum no Brasil, mas a chegada da pandemia e a necessidade de mantermos o distanciamento fez com que os escritórios migrassem para as casas dos colaboradores. O futuro anuncia que essa realidade continuará sendo tendência pelos próximos anos.

Para facilitar a rotina diante dos novos tempos, o mercado tem oferecido às empresas ferramentas que contribuem com a gestão organizacional, desfazendo as complexidades que essa transformação no mundo dos negócios podem trazer.

O CEO da startup catarinense, VC-X Solutions, Jonathan Rodbourne, explica que “empresas que aderem ao home office acabam tendo um grande fluxo de ativos (softwares, computadores, banco de dados, impressoras, entre outros elementos) e licenças sendo deslocados para diferentes endereços e usuários. Logo, monitorar os recursos é muito importante para poupar os empresários de gastarem valores absurdos em função do desperdício”.

Para solucionar esse e outros problemas que podem estar entre os obstáculos das empresas em aderir ao home office, a VC-X desenvolveu a Sonar, uma plataforma que entre suas funcionalidades conta com a “Central do colaborador”, responsável pelo controle de ativos, licenças, recursos de telecom e TI, vinculados para cada colaborador. O sistema permite que cada indivíduo consiga acompanhar seu inventário e relatórios de utilização de telefonia móvel.

“Outro ponto que precisa de muita atenção é a construção de um inventário com muitos detalhes para poder prestar um suporte remoto de qualidade, pois sem as informações corretas será muito difícil corrigir erros e promover melhorias, como por exemplo, suporte do notebook ou internet fora do ar. Uma boa gestão exigirá as ferramentas corretas, podendo impactar nos valores pagos e também na experiência do trabalho fora da empresa”, comentou Jonathan.

Outra facilidade que a startup oferece é o “Marketplace”, um módulo de cotações, que permite que as empresas procurem os melhores fornecedores pelo melhor custo. A funcionalidade foi desenvolvida porque muitas empresas precisam realizar com frequência a aquisição de diversos recursos e soluções para seus colaboradores como locação de computadores e planos de telefonia, a ideia é que a ferramenta centralize os orçamentos em uma única plataforma.

O Marketplace também conta com a solução Mobile Device Management, uma ferramenta que permite gerenciar dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, de forma remota, com o objetivo de controlar, proteger e ativar políticas de uso. “Essas são algumas das facilidades que vêm sendo desenvolvidas para tornar a adaptação das empresas ao home office um processo descomplicado e que contribua com a gestão e produtividade das equipes”, conclui Jonathan. – Fonte e outras informações: (https://vcx.solutions/).