98 views 3 mins

Fintechs e o acesso de pequenas empresas a serviços financeiros

em Espaço empresarial
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

No Brasil, cerca de 2,1 milhões de empresas foram fechadas no último ano, o que representa uma média de quatro negócios encerrados por minuto, como mostra o Mapa de Empresas do Governo Federal. O estudo ainda revela que esse número é 25,7% maior do que em 2022, reforçando o cenário desafiador enfrentado por empreendedores.

Um dos grandes obstáculos é a falta de planejamento eficiente, somada à dificuldade de acesso a soluções que otimizem a gestão financeira completa, impedindo que os empreendedores saibam a real situação do seu negócio. Nesse contexto, as fintechs protagonizam a transformação, facilitando o acesso a tecnologias que, até pouco tempo atrás, eram exclusivas de grandes corporações.

Elas prolongam a vida dos negócios ao simplificar a gestão financeira e conectar o empreendedor a diversos serviços, oferecendo soluções integradas e personalizadas que facilitam os pagamentos, a conciliação bancária e a antecipação de recebíveis. Esses sistemas ajudam pequenas e médias empresas a manterem suas operações com eficiência e custos reduzidos.

Para Luan Stocco, co-founder e CTO da vhsys, empresa especializada em soluções para gestão, o desconhecimento sobre as possibilidades tecnológicas disponíveis gera uma barreira à adesão e impede o avanço de alguns empreendimentos. “Buscamos simplificar esse cenário ao integrar, de forma intuitiva, o sistema de gestão com serviços financeiros e bancários, que contemplam processos essenciais de uma empresa.

Por exemplo, ao utilizar um sistema de conciliação bancária automatizada, o empresário pode integrar suas transações diretamente com o banco, eliminando o risco de erros manuais e garantindo mais segurança e controle sobre o fluxo de caixa”, explica.

Além disso, o uso de meios de pagamento integrados diretamente aos sistemas de gestão facilita a vida do empreendedor ao permitir que ele acompanhe todas as vendas e recebimentos em tempo real. É uma forma de melhorar o gerenciamento do capital de giro e o planejamento financeiro, possibilitando vislumbrar com mais clareza o crescimento do negócio.

Essas soluções, que antes exigiam investimentos elevados, agora também estão ao alcance de pequenas empresas. Outro aspecto fundamental na democratização das soluções financeiras é a possibilidade de integrá-las a outras áreas da empresa, como estoque e vendas.

“A conversa entre diferentes setores oferecida pelas plataformas permite uma visão 360º do negócio, essencial para a tomada de decisões estratégicas. Isso torna possível, por exemplo, ajustar o estoque de acordo com as vendas em tempo real, além de se planejar para datas sazonais, evitando excessos ou faltas que comprometam a operação”, diz Luan. – Fonte e outras informações: (https://www.vhsys.com.br/).