Os departamentos administrativos, chamados backoffice, de uma organização desempenham papel importante no processo de maturidade digital da empresa como um todo. É o que revela a pesquisa inédita “Acelere o impulso digital e transforme seu ambiente de trabalho com a digitalização de documentos: um destaque para o Brasil”, da Adobe Document Cloud e Forrester Consulting.
A pesquisa entrevistou líderes brasileiros de TI e negócios responsáveis pelo backoffice e descobriu que para 74% a digitalização de documentos é crucial para a maturidade digital da empresa, ao proporcionar ganhos em agilidade e eficiência operacional. Entre as melhorias diárias da automatização está o processamento mais rápido de documentos (62%), maior flexibilidade de fluxo de trabalho de documentos (62%) e melhor capacidade de consumir e pesquisar conteúdos (54%).
“O Brasil ainda tem uma cultura organizacional muito baseada em papel de forma geral, o que torna a burocracia maior sem necessidade. Além disso, é notório quanto a digitalização de fluxos documentais, que envolvem desde o arquivamento em nuvem até as assinaturas eletrônicas, podem contribuir para uso de recursos avançados como IA, machine learning e até dados”, afirma o gerente de Canais Adobe Document Cloud, Eduardo Jordão.
Como exemplo, o executivo destaca outro dado pesquisa: para 66% dos entrevistados, a digitalização de documentos é usada para melhorar a acessibilidade dos dados, e 42% impulsionaram suas funcionalidades de análise de dados e insights para uma melhor tomada de decisão. Como consequência, os gestores estão percebendo o valor de investir em mais tecnologias que os preparem para o futuro.
Entre os participantes do estudo, 72% deram grande importância à migração para a nuvem (72%), à expansão dos recursos de automação (68%) e à adoção de tecnologias emergentes (56%). A integração dessas tecnologias com a digitalização de documentos pode criar novas oportunidades de negócios e receitas, além de melhorar a maturidade digital.
. Melhor experiência do cliente, maior desempenho financeiro – Jordão ressalta também que a automatização de processos documentais também melhora a experiência do cliente (CX). “Quando falamos do usuário na ponta final, nos referimos também a toda a sociedade que usufrui de diversos serviços públicos que poderiam ser mais ágeis com a digitalização de documentos nas instituições públicas”.
O estudo revela que 66% dos tomadores de decisão do Brasil relataram que a realização de processos online de documentos aumenta a satisfação do cliente, proporcionando uma experiência multicanal e sem atritos. A CX aprimorada se traduziu em melhores resultados financeiros por meio do reconhecimento acelerado de receita (64%).
“O uso da digitalização de documentos para unificar a CX continuará desbloqueando oportunidades de negócios e aumentando as receitas de vendas para organizações do Brasil, visto que 70% dos tomadores de decisão afirmaram que seus clientes desejam alternativas e interações digitais melhores”, conclui. – Fonte e mais informações: (www.adobe.com/br).