Suzie Clavery (*)
Em um mercado extremamente competitivo como o atual, não há como uma empresa se diferenciar da concorrência sem atrair os melhores talentos. E a estratégia mais assertiva para alcançar esse objetivo é transformar os colaboradores em promotores da marca.
“Mas como fazer isso?”, você, profissional de RH, deve estar se perguntando. Em resumo, a resposta para essa pergunta reside na criação de experiências de trabalho positivas, que fortaleçam o Employer Branding e promovam o alinhamento cultural da empresa.
Construindo uma cultura positiva e engajadora
Antes de pensar em correr atrás de novos talentos, é fundamental que a companhia foque nas experiências dos seus próprios colaboradores. É a partir dessa vivência que se forma a percepção e a reputação da empresa como empregadora, ou, como costumamos chamar, o seu Employer Branding.
A partir desse direcionamento estratégico, é possível comunicar as propostas de valor da marca tanto internamente, com o próprio time, quanto externamente, com candidatos e o mercado em geral. Porém, essa mensagem deve ser genuína e condizente com aquele ambiente corporativo.
E quem melhor do que os próprios colaboradores para garantir que a reputação da empresa seja autêntica e positiva? Trazê-los para o centro da estratégia de Employer Branding dá protagonismo, consistência e credibilidade à companhia como marca empregadora.
Isso só é possível se a empresa investir em uma cultura organizacional positiva, que traga soluções para promover uma comunicação aberta e transparente, além de reconhecimento, recompensas, desenvolvimento profissional, feedbacks e tudo que proporcione uma experiência de trabalho produtiva e saudável. Em um ambiente assim, os colaboradores se sentem valorizados, engajados e orgulhosos de fazer parte da organização, de modo que sejam os seus promotores naturais.
Benefícios de transformar os colaboradores em promotores da marca
Investir em uma forte marca empregadora e incentivar os colaboradores a serem os seus promotores traz múltiplas vantagens tangíveis e intangíveis para as organizações. A própria atração de mão de obra qualificada é uma delas, como uma pesquisa do LinkedIn comprova ao mostrar que 76% dos candidatos procuram a reputação de uma empresa antes de se candidatarem a uma vaga. Já o Glassdoor aponta essa taxa como sendo de 84%.
Além disso, uma companhia com boa reputação entre seus times faz com que os mesmos a recomendem para amigos, colegas e familiares, reduzindo os custos de recrutamento em até 50% por meio de indicações internas. Obviamente, essas pessoas estão mais engajadas e satisfeitas com as suas posições profissionais por terem esse tipo de atitude, o que também garante à empresa uma probabilidade 41% menor de perder talentos e um índice de produtividade 21% maior para cada um dos seus colaboradores, como aponta a Gallup.
Dicas para acelerar a criação de uma cultura organizacional forte
Para fortalecer a cultura organizacional de forma consistente, inspirando orgulho nos colaboradores para que continuem promovendo a marca, alguns pontos são essenciais. São eles:
• Definição clara de missão, visão e valores: esses elementos são capazes de direcionar as pessoas, trazendo um senso de propósito comum e alinhando os seus objetivos com os da marca;
• Liderança autêntica: líderes que seguem a cultura desejada servem como referências para os liderados, inspirando-os a fazer o mesmo;
• Feedbacks constantes: ter uma comunicação clara com os colaboradores sobre o trabalho que estão realizando não só garante que eles utilizem os recursos da empresa e as suas habilidades da melhor maneira possível, como também os fazem se sentir parte da organização;
• Canais de comunicação eficientes: quando as lideranças dialogam de forma adequada e eficaz com os liderados, a construção de um ambiente positivo se torna muito mais rápida;
• Reconhecimento e desenvolvimento: investir em treinamentos, programas de capacitação e planos de carreira demonstram o compromisso com o crescimento dos colaboradores.
Todos esses passos mostram que transformar colaboradores em promotores da marca não é um acaso, mas sim o resultado de um investimento estratégico na criação de experiências de trabalho positivas, em uma cultura organizacional forte e em uma comunicação autêntica. Portanto, quanto mais cedo as empresas entenderem que os seus maiores ativos são as pessoas que fazem parte dela, mais rápido crescerão no mercado.
(*) CHRO Latam da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo.