282 views 4 mins

Como aumentar o engajamento de colaboradores nas empresas

em Espaço empresarial
quinta-feira, 11 de agosto de 2022

O engajamento de funcionários nas empresas é extremamente fundamental para o desenvolvimento do negócio, como também para o próprio colaborador. Trabalhar mais feliz, disposto e com a saúde e bem-estar em dia aumentam os resultados nas instituições e retêm profissionais. Segundo o ‘State of the Global Workplace: 2022 Report’, colaboradores que não estão engajados ou felizes com o que fazem custam às organizações US$ 7,8 trilhões em perda de produtividade. O montante é equivalente a 11% do PIB global.

Sabendo disso, é provável que líderes de instituições que ofereçam a seus funcionários soluções atrativas estarão também contribuindo com engajamento, entregas e com o sucesso da empresa. Hoje, o mercado oferece diversas soluções voltadas ao B2B que colaboram para o engajamento das equipes. Segundo o administrador e CEO da E-moving, Gabriel Arcon, startup referência no aluguel corporativo de bicicletas e motos elétricas, dentre as iniciativas umas das maiores apostas para as empresas está na saúde física e mental dos profissionais.

“Hoje estamos em um momento desafiador, onde o comportamento humano vem sendo transformado e impactado a cada dia, principalmente, por fatores externos, como pandemia e conflitos sociais. Proporcionar ambientes acolhedores e humanizados é indispensável para manter a saúde e engajamento da equipe”, avalia Arcon. Pensando nisso, o executivo elencou alguns benefícios que podem ser gerados com o incentivo à saúde e bem-estar dos colaboradores.

  1. – Engajamento e motivação – É importante para as organizações ter uma política de incentivo que potencialize e mantenha essa sinergia em pleno funcionamento. Cuidar bem dos colaboradores evita, principalmente, que o rendimento caia. Assim, a equipe se mantém engajada e motivada.
  2. – Melhores resultados – Profissionais infelizes, como informado, tendem a produzir e entregar menos resultados. Não basta oferecer um bom salário, é preciso também ter ações que mostrem que a empresa zele e cuide de seus funcionários. Nesse ponto, o engajamento é extremamente evidenciado.
  3. – Saldo positivo na empresa – Ter uma vasta opção de benefícios corporativos atrativos, contribui para que a cultura da empresa seja acolhedora e influencie na formação de um ambiente de trabalho saudável e adequado, incentivando os colaboradores a realizarem suas tarefas com qualidade e satisfação.
  4. – Além do tradicional – Com isso, é importante também pensar em benefícios que fujam do tradicional, que estejam alinhados às causas atuais, como inovação, tecnologia e sustentabilidade. Um exemplo, é incentivar o uso de bikes, que irá contribuir diretamente no físico e mental, e aumentar o engajamento interno dos profissionais.
  5. – Retenção de talentos – Em algumas áreas de atuação, uma das principais dificuldades das empresas é manter os profissionais na organização. Quando uma equipe se sente valorizada, ela consequentemente terá maior conexão com a instituição, criando um sentimento de pertencimento e potencializando o desejo de permanecer no local. – Fonte e mais informações: (https://e-moving.com.br/).