Kim Lima (*)
A busca pelas formas mais eficientes de reduzir custos na empresa continua sendo um dos principais objetivos da maioria das organizações corporativas, especialmente nos casos das grandes empresas. Isso porque com menores custos de operação, maiores serão os lucros líquidos, fazendo o negócio como um todo ser muito mais rentável.
Quando consideramos que, nos piores casos, somente o consumo de energia elétrica pode chegar a 40% de todos os gastos de operação de uma empresa, fica claro como reduzir os custos na empresa é uma ação que deve ter a energia elétrica como um de seus focos. Pensando nisso, Kim Lima, Diretor de Comercial e Marketing da Evolua Energia, traz 4 dicas de como reduzir os custos na empresa por meio da economia de energia elétrica.
- Conferir o equilíbrio de cargas
Durante o processo de instalação de uma estrutura elétrica, existe algo chamado equilíbrio de cargas. Quando ele é bem feito, cada fase do imóvel recebe a quantidade ideal de carga de energia através dos fios condutores para funcionar sem maiores problemas. Em muitos casos, por outro lado — especialmente os que a empresa está localizada em um local alugado ou um pouco mais antigo —, esse equilíbrio não é muito bem feito. Com isso, alguns condutores podem estar recebendo mais carga que outros, o que pode causar certo superaquecimento e aumentar o consumo de energia. - Considerar o Selo Procel na compra de equipamentos
Sempre que adquirimos um equipamento que precisa de energia elétrica para funcionar, ele vem com um adesivo que indica o seu nível de eficiência energética — o Selo Procel. Ele é baseado em uma escala de A a E, em que equipamentos A são os que melhor aproveitam a energia e E são os que pior aproveitam. - Dar uma atenção especial aos equipamentos de ar-condicionado
Equipamentos de ar-condicionado são conhecidos por estarem entre os dispositivos que mais consomem energia elétrica. Portanto, se o seu objetivo é reduzir os custos de energia elétrica, uma boa parcela de sua atenção deve ser direcionada a esses equipamentos. Algumas práticas simples como deixar as portas e janelas fechadas enquanto ele estiver ligado e evitar usá-lo em locais com alta incidência de raios solares já são suficientes para fazer o consumo reduzir bastante. - Conscientizar novos hábitos e apostar em avisos para os funcionários
Em empresas com uma grande quantidade de funcionários, pouco adianta que apenas os gestores tenham atitudes que ajudem na redução do consumo de energia elétrica. É preciso que todos os colaboradores saibam que este é o objetivo e que todos devem auxiliar no seu cumprimento. Por isso, aposte na conscientização de todos os envolvidos.
Dica bônus: Aposte na energia solar para reduzir custos
Todas as medidas acima irão, com certeza, auxiliar no processo de como reduzir custos na empresa através da economia de energia elétrica. Contudo, quando falamos em redução de custos com energia elétrica, não existe nada tão eficiente quanto a energia solar.
A energia solar é uma fonte limpa e sustentável de energia elétrica. O recurso utilizado para a geração de energia é o Sol, ou seja, é inesgotável. Isso se caracteriza com uma vantagem em relação às fontes não renováveis de energia, que oferecem recursos finitos, como o petróleo e o gás natural. Além disso, durante a geração de energia, não há emissão de gases poluentes – um dos responsáveis pelo aquecimento global.
Outra vantagem é que a energia solar não tem um custo alto de geração, sendo considerada uma energia mais barata.
(*) Diretor de Comercial e Marketing da Evolua Energia, uma das principais empresas líderes em transformação energética no Brasil, especializada em gestão distribuída compartilhada.