Com o faturamento de R$ 3,2 bilhões, a Black Friday foi um sucesso no varejo nacional, de acordo com fechamento da Ebit, e as expectativas positivas para o aumento de vendas até o final do ano não param por aí. Segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, o crescimento das vendas para o Natal pode chegar em até 5%.
Para os lojistas, os consumidores devem utilizar o 13º, servindo como um aporte financeiro para as compras, possibilitando no crescimento das vendas de presentes para familiares, amigos ou colegas de trabalho. “O Natal ocupa o lugar mais alto do podium, quando comparadas as datas mais importantes do 2º semestre para o varejo. Essa época permite que os lojistas prolonguem o horário de funcionamento das lojas, influenciando o consumo”, explica o presidente da Federação, Maurício Stainoff.
O ticket médio de compra pode variar entre R$ 150,00 e
R$ 300,00, com destaque para os setores de vestuário, eletrônicos, seguido de cosméticos, segundo dados da pesquisa da entidade. A pesquisa foi realizada com a participação das principais Câmaras do Estado de São Paulo, que enviaram dados locais, como expectativa do crescimento das vendas e os segmentos que podem ser mais beneficiados (AI/FCDLESP).