A indústria nacional de pneumáticos fechou o mês de outubro com alta de 10,6%, em comparação ao mesmo período de 2018. O aumento de 12% nas vendas para montadoras e de 10% para o mercado de reposição levou à comercialização de 5.364.890 unidades.
O crescimento da produção de veículos no mês teve relação direta com o resultado positivo, já que elevou as vendas de todas as categorias: pneus de passeio (16%), pneus de carga (8,7%), comerciais leves (6,8%) e de moto (0,8%). O avanço nas vendas totais registrado em outubro resultou em uma leve alta de 0,6% no acumulado do ano. Os números fazem parte do levantamento setorial divulgado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).
Em 2007, a ANIP criou a Reciclanip (www.reciclanip.org.br), entidade voltada à coleta e destinação de pneus inservíveis no país, considerada uma das principais iniciativas na área de logística reversa da indústria brasileira, reunindo 1.064 pontos de coleta no Brasil. O trabalho de logística reversa foi reconheio como um trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis (AI/ANIP).