Na semana passada, tivemos nos Estados Unidos os dados do mercado de trabalho, apresentando uma leitura mista, um mercado ainda apertado, mas indicando um leve desaquecimento, surpreendeu para cima o Nonfarm payroll apresentando criação de 339 mil postos de trabalho, o consenso era de 195 mil.
O Índice de atividade ISM industrial apresentou um recuo passando de 47,1 para 46,9 abaixo das expectativas do mercado que era 47,0. Vale destacar que o dado segue em contração pelo sétimo mês consecutivo. Nosso cenário é de que o FED deverá pausar o movimento de aperto monetário aguardando novos dados da economia
No Brasil, os grandes destaques foram:
• PIB 1T/2023: +1,9% t/t, muito acima das expectativas do mercado que estavam em 1,2%t/t. O grande destaque positivo foi o setor agropecuário.
• Balança comercial de maio: superavit de US$ 11,4 bilhões, acima das expectativas do mercado. Vale destacar a redução das importações e elevação do quantum exportado.
• Produção industrial abril: apresentou queda de 0,6%, e o esperado pelo mercado era de uma queda de 0,2%.
• Mercado de trabalho abril: criação de 180 mil empregos, abaixo do consenso que era criação de 190 mil empregos
• IPCA de maio: as expectativas estão próximas a 0,34%m/m (4,05%a/a), mostrando uma desaceleração significativa com relação ao número de abril: 0,61%m/m. Também e esperada uma desaceleração nos núcleos.
“Os dados divulgados na semana passada reforçam nosso cenário positivo com a economia brasileira, principalmente quando e feita uma avaliação comparativa. Seguimos com nosso cenário base de queda de juros. Também seguimos com viés positivo para Bolsa e para o real”, afirma André Carvalho, diretor de portfólio da Acura Capital.
Cenário internacional:
China:
• Balança comercial (maio): espera-se uma queda nas exportações, devido a menor demanda externa, e uma queda nas importações, devido a perda de momentum na demanda doméstica.
• Inflação CPI e PPI (maio): as expectativas estão em CPI: 0,2% a/a e PPI: -4,2%. Ambos dados indicando uma economia desaquecendo.
Estados Unidos:
• ISM serviços de maio: o consenso do mercado está em uma subida para 52,5 saindo de 51,9 no mês anterior.
Europa:
• PIB 1T 2023, se espera estabilidade para número, com uma leitura mista, indicando contração na indústria e o setor de serviços ainda se mostrando resiliente.
• Na Europa tivemos dados de inflação, CPI, merece destaque a manutenção do núcleo de inflação em um patamar muito elevado 6,1% e com uma inflação de alimentos pressionada. Somado ao fator de um mercado de trabalho aquecido, consideramos que o movimento de desinflação será lento. Seguimos com nossa visão que a taxa de juros na Europa deverá atingir 4,0%.