13 views 2 mins

Problema com Carrefour “está superado”

em Economia
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O mal-estar causado pelas declarações infundadas do presidente do Carrefour na França, Alexandre Bompard, sobre a carne produzida no Brasil já está superado, tanto do ponto de vista empresarial como entre governos, após o pedido de desculpas manifestado pelo executivo do grupo francês.

A avaliação é do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC. “Foi a manifestação de uma empresa privada, e governos não se envolvem nisso. O que fizemos foi uma nota. A carta retratação do presidente dessa empresa foi enviada ao Ministério da Agricultura.

Ele se desculpou. Reconheceu a qualidade sanitária e de paladar dos produtos brasileiros. Então acho que isso já é uma resposta; uma boa resposta para essa questão entre empresas”, acrescentou. Mauro Vieira disse que o problema envolve, a priori, empresas, e que a atuação do governo federal foi no sentido de defender a qualidade dos produtos brasileiros.

Na avaliação do ministro, a retratação do empresário pôs fim ao problema. “Do ponto de vista de governo, não houve nenhum problema maior. E, do ponto de vista empresarial, [o problema] está superado, com ele falando da qualidade dos produtos brasileiros”, disse, ao lembrar que a exportação de carne brasileira é feita para mais de 140 destinos, cumprindo todos os requisitos sanitários e questões de controle de qualidade de todos os países (ABr).