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Prazo para entrega de escrituração digital é dilatado

em Economia
segunda-feira, 29 de maio de 2023

A Receita Federal, após intensa mobilização por parte dos escritórios de contabilidade de todo o País, acabou por estender o prazo para transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD) de 31 de maio para 30 de junho. A prorrogação foi comemorada por consultores tributários brasileiros, que terão mais tempo para o preenchimento da obrigação acessória das empresas.

Chama a atenção, no entanto, que até o momento não houve posicionamento da RFB com relação à Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que segue com prazo até 31 de julho, cujo principal insumo é a própria ECD. “O Brasil vive um verdadeiro manicômio tributário. São dezenas de obrigações acessórias que, se não cumpridas, geram pesadas multas para as empresas. Infelizmente, sem uma revisão efetiva deste aspecto, na Reforma Tributária, não temos condições de mudar essa realidade de perda de competitividade tanto em âmbito nacional quanto internacional”, destaca o consultor tributário e CEO da Tax Strategy, Hélder Santos.

Por outro lado, o especialista ressalta que atualmente existem ferramentas de tecnologia que estão auxiliando as empresas na árdua tarefa de estar em dia com o fisco brasileiro. “Essa pressão toda pela simplificação da forma de apuração dos tributos é urgente. Mas, certamente, esse imbróglio seria bastante mitigado se as empresas passassem a apostar mais em tecnologia para competitividade tributária, o que garante ganhos importantes de tempo e economia”, avalia.

Apuração de uma semana em dois dias – Uma dessas ferramentas digitais é a plataforma digital TS, criada para auxiliar empresas e profissionais de contabilidade na apuração dos impostos. Segundo ele, as escriturações ECD e ECF, por exemplo, levam mais de uma semana para serem preenchidas de forma manual, ao passo que na plataforma digital esse tempo é de um ou dois dias, em média.

Alinhando técnicas de lean thinking com mecanismos de automação e robotização e atuando por meio de uma ferramenta no modelo SaaS, a plataforma TS reduz significativamente as possibilidades de erros fiscais e o tempo de rotinas fiscais. Outro atrativo é o investimento, que parte de R$ 59,90 para acesso à plataforma.

O fato chamou a atenção da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que, em abril, formalizou contrato que representa investimento de R$ 500 mil em tecnologias da empresa, com subsídio de 70% oferecido pela EMBRAPII e pelo Sebrae. Conheça no site: (https://taxstrategy.com.br/).