136 views 46 secs

Impostos sobre os combustíveis

em Economia
sexta-feira, 03 de março de 2023

A volta dos impostos sobre os combustíveis de forma parcial foi uma estratégia para possibilitar a redução dos juros pelo BC no curto prazo. Essa é a avaliação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Segundo ela, com a decisão, o governo mostra que fez o dever de casa.

“Se você reonera 100%, você tem um impacto imediato muito forte na inflação. Consequentemente, você dificulta a possibilidade de uma diminuição do teto de juros à pequeno prazo, que é o que nós queremos. O que estamos fazendo é um esforço concentrado para mostrar para o BC, para a próxima reunião do Copom, de que o problema da inflação não é demanda”.

O presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas, não vê, a princípio, relação entre os preços dos combustíveis e a taxa de juros. Ele diz que a reoneração é importante para as contas públicas e que o Brasil sempre tributou bens e serviços. “E nesse particular, no caso dos combustíveis, são bens que tem uma importância, tem uma dimensão econômica extraordinária. Neste particular, então, a tributação sobre este tipo de movimentação econômica é absolutamente natural”.