60 views 2 mins

Horário de Verão: impacto positivo para os pequenos negócios

em Economia
segunda-feira, 14 de outubro de 2024

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já sugeriu o retorno do horário de verão para o país ainda neste ano. A ação possibilitaria uma economia de cerca de R$ 400 milhões com uma diminuição de até 2,9% da demanda máxima de energia elétrica para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), entre os meses de outubro e fevereiro.

De acordo com a gestora de Energias Renováveis do Sebrae Nacional, Carolina Moraes, essa reintrodução pode impactar positivamente nos pequenos negócios. “O horário de verão estende o período com luz natural à noite, o que pode incentivar as pessoas a permanecerem nas ruas e fazer compras após o horário de trabalho. Uma dica para os lojistas é aproveitar este momento estendendo o horário de funcionamento e criando promoções e eventos específicos para o período noturno”, comenta.

De acordo com pesquisa recente do portal Reclame Aqui e da Abrasel, o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. O levantamento apontou que 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. “O setor de bares e restaurantes pode criar programações especiais para o happy hour. Já os negócios de turismo e eventos podem programar mais atividades ao ar livre, melhorando a experiência dos clientes”, sugeriu Carolina.

“A gestão energética eficiente é fundamental para pequenos negócios por vários motivos. Ela ajuda a reduzir custos operacionais, garantindo que os recursos financeiros possam ser redirecionados para outras áreas essenciais do negócio, como marketing ou inovação. No longo prazo, uma gestão energética bem estruturada pode ajudar o pequeno negócio a melhorar sua competitividade, aumentar sua lucratividade e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, explicou Carolina. – Fonte Sebrae.