A confiança dos varejistas na capital paulista cresceu pelo segundo mês consecutivo. De acordo com a FecomercioSP, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado mensalmente pela Entidade, registrou 101 pontos em junho — subindo 1,6% em comparação com o mês anterior. Dessa forma, o indicador voltou para a zona de otimismo (acima dos 100 pontos) No entanto, no comparativo anual, recuou 5,6%.
De acordo com a FecomercioSP, a melhoria está relacionada às vendas de datas comemorativas e a fatores como desaceleração inflacionária e queda na cotação do dólar. Contudo, a Federação mantém o alerta dos últimos meses: as empresas continuam endividadas e com margens apertadas, lidando com juros elevados na busca por crédito, entre outros fatores que afetam a rentabilidade e a lucratividade — o que justifica a cautela e a retração anual.
Os três quesitos que compõem o ICEC apresentaram melhora na comparação mensal, provavelmente estimulados pela chegada de datas comemorativas importantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que costumam incentivar as vendas. Mas o varejo já mostra sinais de desaceleração, o que leva os empresários a adotarem uma postura mais cautelosa quanto ao futuro.
O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) avançou 2,7%, passando de 71,6 pontos, em maio, para 73,5 pontos, em junho, mas ainda 6,2% abaixo do nível registrado no mesmo período do ano passado. Já são 28 meses consecutivos com o indicador abaixo dos 100 pontos, o que reflete a insatisfação dos empresários frente a aspectos como rentabilidade, custos elevados, juros altos e incertezas na política econômica.
Esses fatores também impactam as expectativas para o futuro. O Índice Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) teve a terceira alta seguida, subindo de 129 pontos, em maio, para 129,5 pontos, em junho, uma variação de apenas 0,3%. Ainda assim, no comparativo anual, o indicador acumula queda de 6,2%, mostrando que o otimismo ainda é contido. Por fim, o Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) subiu 2,4% e atingiu 100 pontos em junho, retornando à fronteira que separa o pessimismo do otimismo (AI/FecomercioSP).


